Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Crítico de Putin adverte elite russa 'corrupta' após ser condenado a mais 19 anos de prisão

Placeholder - loading - Alexei Navalny é visto em telão durante audiência em Moscou  24/5/2022  REUTERS/Evgenia Novozhenina
Alexei Navalny é visto em telão durante audiência em Moscou 24/5/2022 REUTERS/Evgenia Novozhenina

Publicada em  

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) - O líder da oposição russa Alexei Navalny, que segue preso no país, advertiu a elite russa nesta sexta-feira por sua venalidade, expressando ódio por aqueles que desperdiçaram uma oportunidade histórica de reforma após a queda da União Soviética em 1991.

Em um ensaio enfático de 2.000 palavras em resposta a uma sentença adicional de 19 anos de prisão que significaria que o líder de 47 anos permaneceria na prisão até os 74 anos, Navalny disse que o ódio às vezes o domina.

Ele dissecou a história pós-soviética da Rússia, incluindo os legados das figuras mais poderosas da década de 1990, como os chamados reformadores que buscaram lançar as bases do capitalismo e os oligarcas que ganharam fortunas fabulosas.

'Não consigo parar de odiar ferozmente e descontroladamente aqueles que venderam, irritaram e desperdiçaram a chance histórica que nosso país teve no início dos anos 90', disse Navalny, sua declaração mais substantiva desde sua sentença na semana passada.

Após o colapso soviético, disse Navalny, a elite russa vendeu um futuro europeu rio abaixo pelas armadilhas inúteis do despotismo corrupto: as mansões luxuosas, a opulência oligárquica e o que ele chamou de 'a eleição falsa' quando Boris Yeltsin ganhou um segundo mandato presidencial em 1996.

Os líderes da Rússia, afirmou ele, optaram pela riqueza em dólares em vez de construir qualquer tipo de democracia ou estudar as lições do passado soviético.

Ele expressou 'ódio' pelos que estavam no poder na década de 1990, destacando Yeltsin, o arquiteto da reforma econômica, Anatoly Chubais, e 'os oligarcas e toda a gangue do partido Komsomol que se autodenominavam 'democratas''.

Yeltsin, que morreu em 2007, os líderes russos mais influentes da década de 1990 e alguns dos oligarcas admitiram muitos erros, mas disseram que estavam lidando com uma situação caótica que exigia decisões radicais e às vezes apressadas.

A corrupção sob Yeltsin, disse Navalny, plantou as sementes de uma repressão sob seu sucessor, Vladimir Putin.

Ex-advogado, Navalny ganhou destaque há mais de uma década ao satirizar a elite de Putin e fazer denúncias de corrupção em grande escala.

'Eu sei que a Rússia terá outra chance. Este é um processo histórico. Estaremos na encruzilhada novamente', disse Navalny, embora tenha dito que às vezes acordou suando frio na prisão, temendo que isso também fosse desperdiçado.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. critico de putin adverte …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.