Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Degelo causa instabilidade na rotação da Terra, apontou pesquisa da Nasa

O descongelamento dos polos da Terra está provocando instabilidade em sua rotação, afirmou nesta semana a Nasa.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Degelo causa instabilidade na rotação da Terra, apontou pesquisa da Nasa"

Publicada em  

Graças ao aquecimento global, a camada de gelo da Groelândia perdeu uma massa equivalente 7,5 bilhões de toneladas que foi parar no oceano após o derretimento, afetando a estabilidade de rotação do planeta.

E o deslocamento dessa massa é um dos fatores principais que afetam a estabilidade da rotação do planeta, conforme concluiu a Nasa em uma pesquisa do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL).

“Uma massa que está a 45 graus em relação ao Polo Norte, que é a Groelândia, ou em relação ao Polo Sul, como as geleiras da Patagônia, ao se deslocar, terá um impacto maior em modificar o eixo sobre o qual a Terra se desloca do que a movimentação de uma massa que está logo ao lado do polo”, afirmou Eric Ivins, pesquisador do JPL e coautor do estudo.

Mas o deslocamento das massas de gelo é apenas um dos três fatores que os especialistas apontam como causas de instabilidade e de deslocamento do eixo de rotação terrestre. O segundo tem a ver com o surgimento de rochas onde anteriormente havia uma camada de gelo.

Um terceiro motivo é a chamada convecção do manto, causada pelos movimentos das rochas fundidas que estão sob altas temperaturas nas profundezas da Terra.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. degelo causa instabilidade na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.