Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dicas para quem tem dificuldade de dormir

Renomado profissional do exterior listou uma série de comportamentos que pode ajudar quem tem o problema

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dicas para quem tem dificuldade de dormir"

Publicada em  

Se você tem insônia, especialista do exterior forneceu informações bem úteis, como esta: Não fique na cama, se não consegue pegar no sono, pois tal comportamento pode piorar o distúrbio. O material foi publicado em um jornal argentino muito conhecido.

Quem não consegue pegar no sono e fica rodando na cama, três ou mais noites por semana, durante ao menos três meses, já pode considerar o caso insônia. O recomendado é consultar um médico, pois ele poderá avaliar se as dificuldades são por conta de algum problema de saúde, como a síndrome das pernas inquietas ou a apneia do sono.

De acordo com Craig Sawchuk, especialista em saúde comportamental, da Clínica Mayo dos Estados Unidos, se o diagnóstico não apontar para nenhuma origem oculta da insônia, então, é hora de mudar os hábitos diários, que podem auxiliar o cérebro a relacionar a cama e a noite com o sono.

Indicações


Se você deita e não consegue dormir em questão de 15 ou 20 minutos, é o momento de levantar e ir para outro canto da casa. Manter o entorno em silêncio e com luz baixa. O ideal é não ligar a tevê, tampouco, começar a utilizar outros dispositivos eletrônicos, porque tal postura pode impulsionar o cérebro a acordar, em vez de prepará-lo para repousar.

As recomendações básicas, apontadas por Sawchuk, são: ler algo rapidamente, escutar músicas tranquilas ou praticar técnicas de relaxamento. Aliás, a posição recomendada é: permanecer sentado, enquanto estiver fazendo tais atividades.

E finalmente, quando o indivíduo sentir os olhos pesados e começar a adormecer, esse é o momento certo de voltar à cama, porém, sem forçar nada, a pessoa não deve ir se não se sentir cansada e com sono. Caso nada aconteça após retornar ao lugar aconchegante, por cerca de 15 e 20 minutos, volte a repitir todo o ciclo.

É de suma relevância, também, estabelecer uma rotina: Entre meia e uma hora antes de deitar, o indicado , segundo ele, é diminuir a intensidade das luzes, desligar todos os aparelhos eletrônicos, por exemplo. Fazer todo dia a mesma coisa envia sinais explícitos ao cérebro de que a hora de dormir está realmente se aproximando.

O profissional da área da saúde adverte que caso a insônia continue frequente depois de inúmeras semanas, por mais, que as mudanças tenham sido realizadas, deve-se contatar um médico ou consultar um especialista em transtorno do sono, ambas são as alternativas mais sensatas.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dicas para quem tem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.