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    Dicas para se manter hidratado

    Colunista aponta o que e como fazer para satisfazer as necessidades do corpo humano relativas à água

    Por Larissa Valença

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    Todos sabemos que uma hidratação adequada é crucial para o correto funcionamento dos órgãos. Mesmo sabendo dessa máxima, há muita gente que não bebe a quantidade certa de água.

    Segundo uma colunista da área de saúde do jornal The New York Times, Jane Brody, além do consumo do líquido, a ingestão de certos alimentos, também, pode auxiliar a alcançar esse objetivo.

    Ela aponta que os alimentos de origem vegetal, como: frutas, verduras e sementes são fontes da chamada água em gel. Aliás, o organismo é capaz de absorver o líquido lentamente ao consumirmos determinados produtos.

     

    Afinal, quais as razões da água ser tão importante?

    Por mais que nosso corpo pareça sólido, ele é composto, em grande parte, por água, o elemento, por exemplo, representa 75% do peso corporal em bebês e 55% em pessoas mais velhas.


    Todos os processos do corpo e todas as células vivas dependem da água para funcionar de forma certa. Além disso, a água transporta nutrientes; regula a temperatura corporal; lubridifica as articulações e os órgãos internos; sustenta a estrutura das células e os tecidos;  conserva a função cardiovascular.


    Quanto tomar do líquido?


     A quantidade ideal de água varia de pessoa para pessoa, de acordo com fatores como a idade, os níveis de atividades e as condições climáticas.


    Exercícios físicos intensos

    Aliás, quem pratica atividades físicas de forma intensa, durante mais de uma hora por dia, deve caprichar na ingestão do elemento.  Inclusive, se planeja praticar algum exercício do tipo em um dia de calor, o ideal é começar a se hidratar no dia anterior, seguir tomando água durante a prática e algumas horas após.

     

    Indicações

    Segundo a setorista americana, uma recomendação é: não confiar na sede para lembrar que precisa beber água. O indicado é consumir a quantidade suficiente do líquido a todo o momento, isso inclui: antes, durante e depois das atividades físicas.

    Quanto à alimentação, há mais de vinte frutas e vegetais que podem ser considerados 'hidratantes', como o pepino, que possui cerca de 96.7% de água e a uva, com 81,5%.

    Outras que compõem a lista são: alface, tomate, couve-flor, espinafre, brócolis, cenoura, melancia, abacaxi, maça e pêra. Outra opção é a chia, uma semente considerada por muitos: um superalimento, que pode ajudar no combate a desidratação. No entanto, consumir os alimentos não invalida a importância de beber água, que deve ser a fonte principal do recurso, os produtos devem ser apenas um meio complementar, quando o assunto é hidratação.

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