alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Dieta rica em fibras torna a imunoterapia mais eficaz para pacientes com câncer

    O estudo ainda descobriu que probióticos podem não funcionar tão bem para esse tipo de paciente.

    Placeholder - loading - news single img
    Alimentos ricos em fibras (Foto: Banco de Imagens)

    2594

    Publicada em  

    Pessoas com câncer que se tratam com a imunoterapia podem experimentar resultados mais rápidos se adotarem uma dieta com mais fibras. A conclusão foi de pesquisadores do Instituto Parker para Imunoterapia para Câncer, nos Estados Unidos.

    Pessoas com melanoma, e que estavam recebendo terapia do tipo PD-1, passaram a comer mais fibras. Com isso, garantiram uma chance cinco vezes maior de interromper o crescimento de seus tumores em comparação aos pacientes que ingeriram poucas fibras.

    Segundo as análises, dietas ricas nestes nutrientes promoveram uma coleção mais diversificada de micróbios intestinais. O estudo considerou 113 pacientes com melanoma – 46 deles consumiram maior quantidade de fibras e obtiveram respostas positivas para a imunoterapia. O restante, que ingeriu mais carnes, açúcar e probióticos, apresentou uma chance menor de ter seus tumores reduzidos ou interrompidos.

    Uma dieta rica em fibras geralmente contém alimentos como frutas, leguminosas e grãos integrais.

    Probióticos

    Aqueles que consumiam probióticos apresentaram menor diversidade de micróbios no intestino do que as pessoas que não ingeriram nenhum comprimido, segundo o estudo.

    Christine Spencer, cientista do Instituto Parker em São Francisco, disse que, em caso de pessoas com câncer, esse tipo de suplemento pode não trazer benefícios para a saúde. O novo trabalho contribui, inclusive, para um número crescente de estudos que sugerem que estes produtos podem não oferecer os benefícios de saúde esperados pelos médicos e pacientes.

    Imunoterapia

    Segundo o Hospital A. C. Camargo, a imunoterapia é o principal avanço no tratamento do câncer nos últimos anos. Ela estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las.

    Enquanto os mecanismos de ação contra o tumor oferecidos pela quimioterapia se baseia em atacar as células cancerosas diretamente, a imunoterapia auxilia o próprio sistema imunológico do paciente a identificar e combater o câncer, diminuindo consideravelmente os efeitos colaterais.

    Os dados ainda são preliminares, mas o estudo sugere que podem existir maneiras de melhorar ainda mais a imunoterapia. Para Cynthia Sears, especialista em doenças infecciosas da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins, a dieta deveria ser seguida pelos pacientes.

    E mesmo que seja atestado que a ingestão de mais frutas e verduras contribua para uma maior eficácia da terapia imunológica, a dieta é uma boa opção para todos.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

     

    1. Home
    2. noticias
    3. dieta rica em fibras torna a …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.