Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dietas com baixo teor de carboidrato emagrecem, mas fazem mal a longo prazo

Novas pesquisas sugerem que dietas com baixo teor de carboidratos podem não ser a melhor maneira de obter saúde a longo prazo.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dietas com baixo teor de carboidrato emagrecem, mas fazem mal a longo prazo"

Publicada em  

Uma pesquisa apresentada no Congresso da Sociedade Européia de Cardiologia na Alemanha descobriu que dietas muito baixas em carboidratos podem aumentar o risco de morte prematura dos indivíduos ao longo do tempo.

"A mensagem parece ser clara", escreveu o coautor do estudo, Maciej Banach, presidente do Instituto Político de Pesquisa do Hospital da Mãe da Polônia, em um email para a revista americana TIME. "Devemos evitar dietas com ingestão inferior a 26 por cento das calorias diárias de carboidratos. Os riscos podem ser ainda mais pronunciados quando esse nível cair abaixo de 10 por cento, diz Banach.

Esse tipo de dieta vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos, em grande parte entre pessoas que tentam perder peso. Mas a pesquisa de Banach - que surge pouco depois de um estudo da Lancet que descobriu a ingestão moderada de carboidratos é melhor para a longevidade - sugere que a perda de peso obtida com uma dieta baixa em carboidratos pode ser prejudicial à saúde geral, pelo menos quando acompanhada por um longo período de tempo.

O novo estudo usou dados de dieta e saúde de quase 25 mil pessoas coletados através da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição entre 1999 e 2010. Os pesquisadores descobriram em pouco mais de 6 anos de acompanhamento que as pessoas que consumiram a menor quantidade de carboidratos tiveram um risco 32 por cento maior de mortalidade total, um risco aproximadamente 50 por cento maior de morrer de doenças vasculares e um risco 36 por cento maior de morrer de câncer, em comparação com pessoas que comeram a maioria dos carboidratos.

Os pesquisadores também revisaram sete estudos separados sobre carboidratos e saúde, envolvendo cerca de 447.500 pessoas ao todo. Juntos, esses estudos apontavam para resultados semelhantes, embora mais modestos. Dietas de baixo carboidrato foram associadas com um risco 15 por cento maior de mortalidade total, um risco 13 por cento maior de mortalidade cardiovascular e um risco 8 por cento maior de mortalidade por câncer, em comparação com dietas ricas em carboidratos.

Não está totalmente claro por que as dietas com pouco carboidrato estão ligadas a esses riscos à saúde, e estudos observacionais como este nunca podem provar causa e efeito, apenas descobrir padrões em um conjunto de dados específico. Mas Banach diz que sempre há consequências quando se corta todo um grupo de alimentos, especialmente se não for cuidadosamente substituído por alternativas saudáveis.

"Todos os nutrientes naturais da dieta diária são importantes", diz Banach. "Portanto, todas as intervenções destinadas a restringir um deles podem ser prejudiciais para a saúde".

Despina Hyde, uma nutricionista registrada no Programa de Controle de Peso da NYU Langone, concorda com essa avaliação. “Quando você não está comendo carboidratos, precisa comer alguma coisa. Nós tendemos a comer mais proteína e maior gordura ”, diz Hyde. Além disso, "os carboidratos são a única fonte que temos de fibras, e a fibra é ótima para reduzir o risco de câncer de mama, diminuir nosso colesterol e nos deixar satisfeitos por mais tempo".

Embora as dietas low-carb pareçam ter mais riscos do que as dietas ricas em carboidratos, Banach diz que muitos dados existentes sugerem moderação quando se trata do consumo de carboidratos – evitando os refinados, como pão branco e salgadinhos, que são de baixo valor nutricional.

Hyde recomenda uma abordagem cuidadosa ao consumo de carboidratos, não importa quantos você coma. "Eu incluiria carboidratos como parte de cada refeição", diz ela. "Basta escolher grãos integrais, carboidratos ricos em fibras" - como feijão preto, frutas, quinoa e grãos integrais - "não necessariamente pão branco, macarrão e biscoitos".

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dietas com baixo teor de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.