Dietas refletem na saúde da boca, aponta especialista
Para evitar complicações, a recomendação geral do dentista é escovar os dentes logo após o consumo dos alimentos, independentemente, do tipo de regime adotado
Larissa Valença
11/09/2018
As mais variadas formas de alimentação impactam na sua saúde bucal. Aliás, há certos modelos alimentares que estão na moda e podem, inclusive, prejudicar a região da boca, caso o indivíduo não se atente às questões de higiene básica. Pensando nisso, a Antena 1 conversou com um especialista no assunto, o dentista Fernando Reis, para entender melhor o que determinados regimes podem ocasionar aos dentes e a gengiva. E qual é a postura ideal, quando o intuito é minimizar tais danos.
A1: Como uma dieta rica em carboidratos impacta na saúde bucal? O que isso pode gerar?
Fernando Reis: Uma dieta rica em carboidratos vai prejudicar sua saúde bucal porque os carboidratos se transformam em açúcares que servem de substrato para as bactérias se proliferarem e desmineralizar os tecidos do dentes como esmalte dentário, causando as cáries. Principalmente aqueles que aderem ao dente e permanecem um bom tempo. Quanto maior o tempo para escovar o dente após a ingestão de carboidratos, maior o risco de desenvolver a doença cárie. Por esse motivo, é tão importante escovar logo após a ingestão de carboidratos.
A1: Como uma dieta sem carboidratos e rica em proteínas reflete na saúde bucal? O que isso ocasiona?
Fernando Reis: Já uma dieta rica em proteínas favorece e é aliada a saúde bucal. Assim como minerais, vitaminas e carboidratos não refinados, temos que prestar atenção na quantidade de açucares contidos na dieta porque ele é o grande vilão para os dentes e gengivas.
Portanto uma dieta sem carboidratos refinados é aliada à saúde bucal. Qualquer tipo de dieta necessita de escovação e fio dental logo após o consumo dos alimentos. O maior problema é quando o paciente não remove os alimentos ou a placa bacteriana dos dentes.
A1: Como o jejum intermitente interfere na saúde bucal? O que pode acontecer por conta desse hábito?
Fernando Reis: Já o jejum intermitente pode causar queda do fluxo salivar assim como o estresse do dia a dia, sendo assim, a saliva que ajuda os dentes no processo de remineralização, deixa de desempenhar essa função e o dente fica com risco maior da doença cárie e doenças gengivais (periodontais).
A1: De Modo geral, Que tipo de bebida ou alimento, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial aos dentes e a gengiva em uma dieta?
Fernando Reis: Aliado ao estilo de vida pós moderno, temos a ingestão de cafeína e bebidas energéticas que agravam o quadro.


