Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Dietas refletem na saúde da boca, aponta especialista

Para evitar complicações, a recomendação geral do dentista é escovar os dentes logo após o consumo dos alimentos, independentemente, do tipo de regime adotado

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Dietas refletem na saúde da boca, aponta especialista"

Publicada em  

As mais variadas formas de alimentação impactam na sua saúde bucal. Aliás, há certos modelos alimentares que estão na moda e podem, inclusive, prejudicar a região da boca, caso o indivíduo não se atente às questões de higiene básica. Pensando nisso, a Antena 1 conversou com um especialista no assunto, o dentista Fernando Reis, para entender melhor o que determinados regimes podem ocasionar aos dentes e a gengiva. E qual é a postura ideal, quando o intuito é minimizar tais danos.

A1: Como uma dieta rica em carboidratos impacta na saúde bucal? O que isso pode gerar?
Fernando Reis: Uma dieta rica em carboidratos vai prejudicar sua saúde bucal porque os carboidratos se transformam em açúcares que servem de substrato para as bactérias se proliferarem e desmineralizar os tecidos do dentes como esmalte dentário, causando as cáries. Principalmente aqueles que aderem ao dente e permanecem um bom tempo. Quanto maior o tempo para escovar o dente após a ingestão de carboidratos, maior o risco de desenvolver a doença cárie. Por esse motivo, é tão importante escovar logo após a ingestão de carboidratos.

A1: Como uma dieta sem carboidratos e rica em proteínas reflete na saúde bucal? O que isso ocasiona?
Fernando Reis: Já uma dieta rica em proteínas favorece e é aliada a saúde bucal. Assim como minerais, vitaminas e carboidratos não refinados, temos que prestar atenção na quantidade de açucares contidos na dieta porque ele é o grande vilão para os dentes e gengivas.

Portanto uma dieta sem carboidratos refinados é aliada à saúde bucal. Qualquer tipo de dieta necessita de escovação e fio dental logo após o consumo dos alimentos. O maior problema é quando o paciente não remove os alimentos ou a placa bacteriana dos dentes.

A1: Como o jejum intermitente interfere na saúde bucal? O que pode acontecer por conta desse hábito?
Fernando Reis: Já o jejum intermitente pode causar queda do fluxo salivar assim como o estresse do dia a dia, sendo assim, a saliva que ajuda os dentes no processo de remineralização, deixa de desempenhar essa função e o dente fica com risco maior da doença cárie e doenças gengivais (periodontais).

A1: De Modo geral, Que tipo de bebida ou alimento, quando consumido em excesso, pode ser prejudicial aos dentes e a gengiva em uma dieta?
Fernando Reis: Aliado ao estilo de vida pós moderno, temos a ingestão de cafeína e bebidas energéticas que agravam o quadro.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. dietas refletem na saude da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.