Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Diplomatas da China condenam governos estrangeiros por comentários sobre Taiwan pós-eleição

Placeholder - loading - Bandeiras da China e de Taiwan em foto de ilustração 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Bandeiras da China e de Taiwan em foto de ilustração 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Eduardo Baptista

PEQUIM (Reuters) - O Ministério das Relações Exteriores da China e suas embaixadas em todo o mundo condenaram governos estrangeiros que parabenizaram o Partido Democrático Progressista (PDP) de Taiwan e seu presidente eleito, Lai Ching-te, após o pleito presidencial do sábado na ilha.

Depois de o candidato presidencial do PDP, Lai, ter vencido a eleição, vários ministros e políticos de países que partilham laços calorosos, embora não oficiais na maioria das vezes, com a ilha autônoma enviaram mensagens de parabéns a Lai e ao PDP.

Isso desencadeou resposta rápida das embaixadas chinesas, destacando quão sensível Pequim é em relação a países que parecem conferir legitimidade a um candidato e um partido político que os chineses consideram como 'forças separatistas' e que querem transformar Taiwan em uma nação soberana independente.

O Ministério das Relações Exteriores da China citou neste domingo uma declaração do secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken, parabenizando Lai e disse que o relacionamento entre Washington e Taiwan é 'um sinal seriamente incorreto' às 'forças separatistas de independência de Taiwan'.

'A China sempre se opôs firmemente a qualquer forma de intercâmbio oficial entre os Estados Unidos e Taiwan, e opõe-se resolutamente à interferência dos Estados Unidos nos assuntos de Taiwan, sob qualquer forma e sob qualquer pretexto', afirmou o Ministério das Relações Exteriores em comunicado publicado no seu site.

A embaixada chinesa condenou no sábado o que chamou de 'ações incorretas' do ministro das Relações Exteriores britânico, David Cameron, depois que ele disse, em um comunicado parabenizando Lai e seu partido, que as eleições foram um 'testamento da vibrante democracia de Taiwan'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. diplomatas da china condenam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.