Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Dívida pública deve se estabilizar em quatro anos, em ajuste gradual, diz secretário de Orçamento

Dívida pública deve se estabilizar em quatro anos, em ajuste gradual, diz secretário de Orçamento

Reuters

17/04/2023

Placeholder - loading - Moedas de 1 real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos
Moedas de 1 real 15/10/2010 REUTERS/Bruno Domingos

BRASÍLIA (Reuters) - O ajuste fiscal a ser promovido pelo governo tem caráter “gradualista” e garante uma estabilização da dívida pública ao final de quatro anos, disse nesta segunda-feira o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Paulo Bijos, apesar de apresentar projeções piores de endividamento em comparação com o estimado anteriormente.

Ao divulgar o arcabouço fiscal em março, o Ministério da Fazenda projetou que a dívida bruta poderia se estabilizar em 76,5% do PIB em 2026 em cenário em que o centro das metas de resultado primário do governo central propostas é cumprido, com níveis que ficariam ainda melhores se houvesse redução de juros no país.

Nesta segunda, na apresentação dos dados do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Ministério do Planejamento projetou uma trajetória diferente, com a dívida bruta alcançando 79,3% do PIB em 2026.

De acordo com Bijos, a diferença entre os números reflete uma atualização e os novos dados foram enviados à pasta pelo próprio ministério da Fazenda. Ele afirmou que, de qualquer maneira, a trajetória do dado segue no sentido de estabilização, ressaltando que o ajuste fiscal a ser conduzido pelo governo é “gradualista”.

(Por Bernardo Caram)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.