Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Eneva propõe fusão com AES Tietê em negócio de R$6,6 bi

Placeholder - loading - Torre de transmissão de energia elétrica 29/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino
Torre de transmissão de energia elétrica 29/08/2019 REUTERS/Ueslei Marcelino

Publicada em  

Atualizada em  

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica Eneva enviou à geradora AES Tietê, da norte-americana AES, uma proposta de combinação de negócios entre as companhias que resultaria na criação de uma 'gigante no setor de geração' no Brasil, informaram as empresas em comunicados nesta segunda-feira.

A oferta, que é válida por 60 dias e ainda será analisada pela AES Tietê, envolveria um total de cerca de 6,6 bilhões de reais, sendo 2,75 bilhões de reais em dinheiro e aproximadamente 3,9 bilhões de reais em ações da Eneva.

A transação consideraria um prêmio de 13,3% sobre o preço das ações da AES Tietê, segundo a Eneva, que defendeu que o negócio resultaria na segunda maior empresa privada de geração de energia listada no Brasil.

A Eneva, que tem como maiores acionistas o BTG Pactual e a Cambuhy Investimentos, empresa da bilionária família Moreira Salles, cada um com 22,95% das ações, opera principalmente termelétricas a gás, com portfólio que soma 2,8 gigawatts em capacidade instalada, dos quais 78% já operacionais.

Já a AES Tietê possui um grande parque de hidrelétricas e mais recentemente passou a apostar na expansão por meio de usinas eólicas e solares. A companhia possui 3,35 gigawatts em capacidade instalada total, com projetos em implementação que a levarão a alcançar 3,9 gigawatts.

A combinação dos negócios levaria a uma companhia que chegaria aos 6,4 gigawatts em capacidade até 2024, contra cerca de 8,7 gigawatts da atual líder privada em geração no Brasil, a Engie Brasil Energia, da francesa Engie, e 8,3 gigawatts da CTG Brasil, unidade local da chinesa Three Gorges Corporation, que não é listada.

'Há muito valor a ser gerado através dessa combinação de negócios. No fundo, grande parte do mérito da operação está em você consolidar um portfólio que combina ativos hídricos com termelétricos, eólicos e solares', disse à Reuters o presidente da Eneva, Pedro Zinner.

'A nova companhia passaria a ter uma geração de caixa mais estável, um risco de crédito menor, melhor acesso ao mercado de capitais. De certa forma, mais preparada para crescer e atender à demanda do setor de energia nos próximos anos', acrescentou.

As units da AES Tietê dispararam após a notícia e operavam em alta de cerca 21% por volta das 13h (horário de Brasília), enquanto os papéis da Eneva avançavam 5,78%. No mesmo horário, o índice Ibovespa tinha alta de 1,4%.

A TRANSAÇÃO

A operação proposta pela Eneva seria implementada por meio da incorporação das ações da AES Tietê pela empresa, em estrutura que contemplaria a entrega de ações da Eneva aos acionistas da AES Tietê e pagamento de uma parcela em dinheiro de 2,75 bilhões de reais.

Os acionistas da AES Tietê receberiam no negócio um total de 91.994.693 milhões de ações da Eneva, equivalentes a 22,58% do capital social da companhia.

Isso equivaleria a 0,0461 ação ordinária da Eneva para cada ação ordinária ou preferencial da AES Tietê, ou 0,2305 por unit da AES Tietê, mais os recursos em dinheiro. Os papéis da Eneva fecharam a 42,75 reais cada na sexta-feira, enquanto as units da AES Tietê encerraram a 15,21 reais cada.

Se concretizada a operação, a nova companhia teria Cambuhy e BTG Pactual como maiores acionistas, com 17,8% cada. O braço de investimentos em empresas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDESPar) e a AES, principais sócios da AES Tietê, teriam 6,4% e 5,5%, respectivamente.

Esse desenho societário ainda facilitaria uma eventual saída do BNDES da AES Tietê, em meio aos movimentos recentes do banco para venda de participações em empresas, disse à Reuters o diretor financeiro da Eneva, Marcelo Habibe.

'(Seria) importante também para o BNDES, que já manifestou vontade de desinvestir de alguns ativos. O BNDES passa a ser acionista de uma empresa maior e com mais liquidez. Se for desejo do BNDES vender a participação remanescente, é muito fácil. Ele pode se desfazer (das ações) facilmente no mercado, sem desconto', explicou.

PRÓXIMOS PASSOS

A AES Tietê disse que analisará a oferta 'de forma detalhada, mantendo o mercado informado sobre eventuais desdobramentos'.

O diretor financeiro da Eneva disse à Reuters que a combinação de ativos termelétricos da companhia com as hidrelétricas e os ativos eólicos e solares da AES Tietê seria um 'casamento perfeito'.

'É uma combinação perfeita de ativos, com uma complementaridade muito interessante', afirmou ele, destacando que o perfil de geração das térmicas funcionaria como uma proteção natural contra momentos de menor produção hidrelétrica.

A Eneva defendeu em comunicado que 'a combinação de negócios e a união dos talentos e forças' das elétricas 'representam uma oportunidade única para as empresas e seus acionistas'.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. eletrica eneva propoe …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.