Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Em tribunal, Califórnia força Facebook a prestar esclarecimentos

Segundo o Estado, a empresa de Mark Zuckerberg não deu respostas claras às perguntas.

Placeholder - loading - Mark Zuckerberg atrás das grades
Mark Zuckerberg atrás das grades

Publicada em  

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, está fazendo uma investigação sobre se o Facebook violou a privacidade e a lei estadual de seus usuários. Ao ser solicitada pelo tribunal, a empresa de Mark Zuckerberg, no entanto, deu uma resposta bastante insatisfatória, segundo informações da Bloomberg.

O estado diz que exigiu informações da gigante da mídia social em junho para uma investigação iniciada no ano passado. O procurador-geral da Califórnia, Xavier Becerra, disse em uma entrevista coletiva nesta quarta-feira que não podia discutir os detalhes da sondagem.

"O que começou inicialmente como uma investigação sobre o escândalo da Cambridge Analytica se expandiu ao longo do tempo para se tornar uma investigação sobre se o Facebook violou as leis da Califórnia, entre outras coisas, enganando os usuários e ignorando suas próprias políticas ao permitir que terceiros tenham amplo acesso aos dados do usuário" disse o estado em um processo no tribunal estadual, tentando obrigar o Facebook a responder a intimações.

Já o Facebook diz que "cooperou extensivamente com a investigação do estado da Califórnia". "Até o momento, fornecemos milhares de páginas de respostas por escrito e centenas de milhares de documentos", disse Will Castleberry, vice-presidente de política estadual e local da empresa, em um e-mail.

Mas o Facebook não forneceu respostas para 19 perguntas escritas e não produziu novos documentos em resposta a seis solicitações, de acordo com o documento. A empresa também se recusou a procurar comunicações envolvendo executivos seniores em busca de materiais responsivos, afirma o estado.

A procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, também foi aos tribunais para obter informações sobre o possível uso indevido dos dados do usuário por aplicativos de terceiros. O Facebook divulgou uma série de documentos depois que um tribunal de Massachusetts retirou o selo do caso em setembro. As divulgações revelaram que o a empresa de mídia social suspendeu mais de 10.000 aplicativos de terceiros por possível uso indevido de dados.

O Facebook deve aparecer nesta quinta-feira em um tribunal estadual de Massachusetts para explicar por que não deve entregar mais informações a Healey.

Este ano, o Facebook pagou uma multa de US$ 5 bilhões à Federal Trade Commission para concluir uma investigação separada, mas semelhante, sobre suas práticas de privacidade decorrentes do escândalo de privacidade da Cambridge Analytica que veio a conhecimento público no início de 2018.

Nesse assunto, um pesquisador externo coletou dados pessoais de dezenas de milhões de usuários do Facebook sem consentimento e depois os vendeu a uma consultoria política que estava trabalhando com o candidato presidencial Donald Trump. As revelações fizeram com que o Facebook caísse, e a empresa passou os últimos dois anos tentando limpar suas políticas de dados e recuperar a confiança dos usuários.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. em tribunal california forca …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.