Embraer anuncia venda de 'carros voadores' para o Japão
Expectativa é que eVTOLs sejam entregues em 2029
Redação, com informações da Agência Brasil
05/02/2026
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer que desenvolve aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), anunciou a venda de duas unidades para a japonesa AirX, empresa pública de serviço de fretamento de helicópteros. O pedido ainda pode ser ampliado para até 50 veículos.
Com expectativa de entrega em 2029 e previsão de operação em Tóquio e Osaka, o contrato marca a primeira venda da companhia para a região da Ásia-Pacífico.
“A Ásia-Pacífico está bem posicionada para liderar a transformação global rumo ao transporte aéreo sustentável, e juntos estamos desenvolvendo soluções que vão redefinir como as cidades se conectam, se movimentam e prosperam, disse o CEO da Eve, Johann Bordais.
“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Eve Air Mobility para levar o transporte aéreo da próxima geração ao Japão”, afirmou Kiwamu Tezuka, fundador e CEO da AirX.
Voo inaugural
A Eve concluiu o primeiro voo com seu protótipo de eVTOL no fim do ano passado. O teste foi realizado em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo.
O modelo se comportou conforme previsto, de acordo com o comunicado da empresa, que pretende fabricar seis protótipos para a nova fase de testes.
A Eve afirmou que continua em contato com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avançar no processo de certificação. A expectativa é obter a permissão, realizar as primeiras entregas e entrar em operação em 2027.
A projeção é de uma frota de 30 mil eVTOLs em todo o mundo até 2045. O número de passageiros pode chegar aos 3 bilhões, gerando uma receita de US$ 280 bilhões.
Redação, com informações da Agência Brasil

