Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas alertam para a importância da vacinação no início do ano letivo

Devido ao maior contato entre as crianças, elas ficam mais vulneráveis a determinadas doenças.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas alertam para a importância da vacinação no início do ano letivo"

Publicada em  

O ano letivo já começou e algumas doenças contagiosas pedem um cuidado redobrado. Isso porque, ao dividir o mesmo espaço, muitas crianças ficam mais vulneráveis. Para evitar maiores problemas, o Ministério da Saúde orienta a vacinação dos pequenos segundo o calendário do Programa Nacional de Imunizações.

Especialistas ressaltam também a importância de os familiares de alunos estarem vacinados, principalmente em casos em que, devido a alergia, por exemplo, as crianças não possam ser imunizadas.

Entre as doenças mais comuns nesta época, estão a meningite meningocócica, poliomielite, pneumonia e catapora. Felizmente, a maioria dos imunizantes recomendados pelo Ministério da Saúde está disponível gratuitamente na rede pública.

O alerta para a vacinação é especialmente importante já que, em 2017, o Brasil registrou baixos índices de imunização em 16 anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Em alguns estados, como Espírito Santo e Paraná, a carteirinha de vacina passou a ser obrigatória para a realização de matrículas em escolas públicas e particulares, como forma de atestar que os estudantes estão em dia com a imunização orientada pelo Ministério da Saúde.

Além do calendário do Ministério, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria possuem calendários de vacinação com recomendações que complementam o Programa Nacional de Imunizações. Eles abrangem também vacinas disponíveis apenas na rede privada para crianças e jovens – como é o caso do imunizante contra alguns tipos de bactérias causadoras da meningite meningocócica.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas alertam para a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.