Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Especialistas opinam se acordo para diminuir açúcar no Brasil é eficaz

A proposta é reduzir até 33,8% do açúcar em refrigerantes, até 32,4% para bolos, e até 10,5% para os achocolatados.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Especialistas opinam se acordo para diminuir açúcar no Brasil é eficaz"

Publicada em  

O Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e associações produtoras ligadas à indústria de alimentos entraram em acordo para diminuir gradativamente a quantidade de açúcar dos produtos. A proposta é reduzir até 33,8% do açúcar em refrigerantes, até 32,4% para bolos, e até 10,5% para os achocolatados.

Segundo especialistas, a medida é um avanço, mas ainda é pontual. "O Brasil é o quarto país que mais consome açúcar no mundo. Foi uma tentativa do governo de controlar, assim como ele tentou com o sal também. A redução equivale a 1,5% da ingestão total de açúcar para as pessoas, então, se a gente pensar ainda é pouco", afirma o endocrinologista Renato Zilli, do hospital Sírio Libanês.

Dados de setembro deste ano apontam que 22 por cento da população é obesa. E o brasileiro, segundo o ministério, consome 50% a mais do que a recomendação da Organização Mundial da Saúde.

A meta é chegar a uma redução de 144 mil toneladas de açúcar nos próximos 4 anos em bolos, misturas para bolos, produtos lácteos, achocolatados, refrigerantes, sucos, entre outros produtos. As associações se comprometem a avaliar a possibilidade de uma nova programação para a redução gradual do açúcar nos quatro anos seguintes a 2022.

Eficácia da estratégia

"Além da redução do açúcar dos alimentos, seria importante reduzir o preço dos alimentos mais in natura. Temos que ter um aumento da oferta para as pessoas dos produtos realmente saudáveis", disse o endocrinologista Renato Zilli.

Para a nutricionista Gabriela Cilla, outro ponto que ainda precisa ser discutido é a educação nutricional desde cedo. "A ação do governo é um pouco desesperada. Acho que temos que tomar iniciativa. O ideal seria que todo mundo soubesse quantos gramas de açúcar comem, soubesse ler um rótulo. Isso é educação nutricional. Por isso, a decisão do governo não é suficiente, mas já é alguma coisa", disse a especialista.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. especialistas opinam se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.