Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estado do Rio antecipará feriados e fechará praias para tentar frear Covid

Placeholder - loading - Praia de Ipanema durante pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro 20/03/2021 REUTERS/Ricardo Moraes
Praia de Ipanema durante pandemia de Covid-19 no Rio de Janeiro 20/03/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

Publicada em  

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo do Estado do Rio de Janeiro deve enviar ainda nesta segunda-feira uma mensagem à Assembleia Legislativa fluminense (Alerj) e publicar um decreto nas próximas horas que antecipa feriados e pontos facultativos para agrupá-los em um período de 10 dias e determina o fechamento das praias e das escolas na tentativa de reduzir a circulação de pessoas e frear a disseminação da Covid-19.

As medidas entrariam em vigor na sexta-feira e valeriam até o começo de abril.

'O que a gente propôs é antecipar feriados de abril e derrubar pontos facultativos de meio de feriados. Isso possibilita, contando com finais de semana, uma redução drástica da atividade comercial, fechamento de escolas e praias gerando uma redução drástica de aglomerações nos transporte e vias', disse a jornalistas o secretário da Casa Civil do Estado, Nicola Miccione.

A proposta prevê também redução no horário de funcionamento do comércio e do serviço considerados não essenciais.

Desde a semana passada tem ocorrido reuniões entre a prefeitura e o governo do Estado para discutir a adoção de medidas restritivas. O município queria que o Estado coordenasse uma ação de restrição em toda região metropolitana, por entender que sozinha a cidade do Rio não seria tão bem sucedida.

A proposta não ganhou respaldo do Estado, que é contra a adoção de um lockdown e teme pelas consequências sociais e econômicas da medida.

Ainda assim, a prefeitura da capital fluminense, que encontrou apoio no governo da cidade vizinha de Niterói, deve adotar medidas mais duras, de acordo com uma fonte com conhecimento do assunto.

'A ideia é trancar e fechar tudo na cidade do Rio', disse a fonte.

A ocupação de leitos de unidade de terapia intensiva na cidade está elevada e a procura por internações atingiu números recordes.

Em todo o Estado do Rio, são mais de 35 mil mortos e mais de 621 mil infectados na pandemia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estado do rio antecipara …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.