Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estamos sem vacinas contra a cólera, diz funcionário da OMS à medida que doença aumenta

Placeholder - loading - 06/04/2021 REUTERS/Denis Balibouse
06/04/2021 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

Por Emma Farge

GENEBRA (Reuters) - O estoque global de vacinas contra a cólera que a Organização Mundial da Saúde ajuda a gerenciar está 'atualmente vazio ou extremamente baixo', disse uma autoridade da OMS nesta sexta-feira em meio ao ressurgimento da doença em todo o mundo.

A agência de saúde da ONU diz que as taxas globais de mortalidade estão aumentando e há cerca de 30 países ao redor do mundo que relataram surtos de cólera este ano, cerca de um terço a mais do que em um ano típico.

'Não temos mais vacinas. Mais países continuam solicitando (elas) e é extremamente desafiador', disse o dr. Philippe Barboza, chefe da equipe da OMS para cólera e doenças diarreicas epidêmicas.

Ele estava se referindo a um estoque de emergência mantido pelo Grupo de Coordenação Internacional sobre o fornecimento de vacinas, administrado pela OMS e outros parceiros. Tipicamente, o grupo tem cerca de 36 milhões de doses disponíveis por ano. A escassez de vacinas já levou a OMS a suspender temporariamente a estratégia padrão de vacinação de duas doses em outubro.

Barboza disse que parte da crise se deve à decisão de um fabricante indiano de interromper as exportações, sem dar detalhes. Ele disse que um fabricante sul-africano estava planejando iniciar a produção, mas levaria 'alguns anos'.

“Provavelmente é muito menos atraente desenvolver uma vacina para a cólera, basicamente uma vacina para países pobres, do que desenvolver vacinas contra a Covid, onde a receita obtida com a vacina é muito maior”, disse ele. Um lote com mais de 1 milhão de doses chegou ao Haiti nesta semana.

A cólera é transmitida por alimentos ou água contaminados e pode causar diarreia aguda. Muitas pessoas têm sintomas leves, mas a doença também pode matar em poucas horas sem tratamento.

“Não é aceitável no século 21 que pessoas morram de uma doença muito conhecida e muito fácil de tratar”, acrescentou Barboza.

Entre os países com surtos estão aqueles afetados pela pobreza e conflitos, como Haiti e Iêmen, mas a doença também foi relatada em países como o Líbano, que até recentemente era um país de renda média, dizendo que isso deveria ser um alerta para outros países.

(Reportagem de Emma Farge)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estamos sem vacinas contra a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.