Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Estudo britânico provisório mostra que uma dose de vacina contra Covid reduz hospitalização

Estudo britânico provisório mostra que uma dose de vacina contra Covid reduz hospitalização

Reuters

03/03/2021

Placeholder - loading - 10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa
10/04/2020 REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa

LONDRES (Reuters) - Uma única dose de vacina contra Covid-19, seja da Pfizer-BioNTech ou da AstraZeneca, ajuda a evitar doenças graves o suficiente para exigir a hospitalização de pessoas na casa dos 80 anos com outras doenças, mostraram dados provisórios de um estudo britânico nesta quarta-feira.

Os resultados de um projeto de vigilância em andamento financiado pela Pfizer, conhecido como AvonCAP, apontaram que uma dose da vacina Pfizer-BioNTech, que começou a ser usada no Reino Unido no dia 8 de dezembro de 2020, foi 71,4% eficaz a partir de 14 dias na prevenção de doenças sintomáticas graves o suficiente para resultar na hospitalização de pacientes de idade média de 87 anos.

No caso da vacina da AstraZeneca, que começou a ser distribuída no Reino Unido no dia 4 de dezembro, os resultados mostraram que ela é 80,4% eficaz pelas mesmas medidas em pacientes de idade média de 88 anos.

'Estes resultados iniciais mostram que o programa britânico de vacinas contra Covid-19 está funcionando melhor do que poderíamos esperar', disse Adam Finn, professor e pesquisador-chefe do AvonCAP na Universidade de Bristol.

Ele disse que as descobertas indicam como as vacinas podem diminuir o fardo de casos graves de Covid-19 em idosos e aliviar a pressão sobre os serviços de saúde.

Os resultados se somam a outras descobertas iniciais de estudos sobre a distribuição da vacina em Israel, na Escócia e na Inglaterra, que também apontaram para uma eficácia alta das primeiras doses.

Na semana passada, um estudo britânico com profissionais de saúde revelou que uma única dose da vacina da Pfizer reduz o número de infecções assintomáticas em cerca de 75%, o que poderia diminuir consideravelmente o risco de transmissão do vírus.

Um estudo feito em Israel, que confirmou na semana passada uma eficácia de bem mais de 90% da vacina de duas doses da Pfizer, também mostrou que uma única dose foi 57% eficaz para proteger de infecções sintomáticas depois de duas semanas.

(Por Kate Kelland)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.