Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo indica que dieta mediterrânea pode trazer mais benefícios à saúde

Consumir mais alimentos de origem vegetal pode estar relacionado, inclusive, a uma melhora no sistema imunológico.

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Estudo indica que dieta mediterrânea pode trazer mais benefícios à saúde"

Publicada em  

A dieta tem uma enorme influência sobre o microbioma intestinal. Pesquisas já mostraram que a dieta ocidental, por exemplo, rica em gordura animal e proteína e pobre em fibras, tem ligação com o aumento da produção de compostos causadores de câncer e inflamação.

Por outro lado, a dieta mediterrânea, tipicamente rica em fibras e com pouca carne vermelha, foi relacionada ao aumento dos níveis de ácidos graxos fecais de cadeia curta, que tem efeitos anti-inflamatórios e melhoram o sistema imunológico.

Um dos projetos em andamento, o Estudo Americano do Intestino, coleta dados e comparando os microbiomas intestinais de milhares de pessoas que vivem nos Estados Unidos. A pesquisa sugere que aqueles que consomem mais alimentos à base de plantas têm um microbioma mais diversificado, afirma Daniel McDonald, diretor-científico do projeto.

"Não podemos ainda garantir que é o lado saudável ou não, mas suspeitamos que aqueles com uma dieta rica em frutas e vegetais têm microbiomas muito saudáveis", afirma.

McDonald acrescenta, no entanto, que ainda não está totalmente claro se um indivíduo que muda radicalmente a sua dieta à base de plantas para uma pobre em alimentos saudáveis sentirá o impacto em seu microbioma.

Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo indica que dieta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.