alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Estudo indica que dieta mediterrânea pode trazer mais benefícios à saúde

    Consumir mais alimentos de origem vegetal pode estar relacionado, inclusive, a uma melhora no sistema imunológico.

    Por Letícia Furlan

    Placeholder - loading - news single img

    A dieta tem uma enorme influência sobre o microbioma intestinal. Pesquisas já mostraram que a dieta ocidental, por exemplo, rica em gordura animal e proteína e pobre em fibras, tem ligação com o aumento da produção de compostos causadores de câncer e inflamação.

    Por outro lado, a dieta mediterrânea, tipicamente rica em fibras e com pouca carne vermelha, foi relacionada ao aumento dos níveis de ácidos graxos fecais de cadeia curta, que tem efeitos anti-inflamatórios e melhoram o sistema imunológico.

    Um dos projetos em andamento, o Estudo Americano do Intestino, coleta dados e comparando os microbiomas intestinais de milhares de pessoas que vivem nos Estados Unidos. A pesquisa sugere que aqueles que consomem mais alimentos à base de plantas têm um microbioma mais diversificado, afirma Daniel McDonald, diretor-científico do projeto.

    "Não podemos ainda garantir que é o lado saudável ou não, mas suspeitamos que aqueles com uma dieta rica em frutas e vegetais têm microbiomas muito saudáveis", afirma.

    McDonald acrescenta, no entanto, que ainda não está totalmente claro se um indivíduo que muda radicalmente a sua dieta à base de plantas para uma pobre em alimentos saudáveis sentirá o impacto em seu microbioma.

    Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!

     

    1. Home
    2. noticias
    3. estudo indica que dieta …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.