Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Estudo mostra que espaçonave que desviou asteroide foi 'bem-sucedida'

Placeholder - loading - Asteroide Dimorphos pouco antes do impacto da espaçonave 26/09/2022 NASA/Johns Hopkins APL/Divulgação via REUTERS
Asteroide Dimorphos pouco antes do impacto da espaçonave 26/09/2022 NASA/Johns Hopkins APL/Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - A espaçonave DART da Nasa se chocou contra o asteroide Dimorphos em um ponto entre duas rochas, durante o primeiro teste de um sistema de defesa planetária em setembro do ano passado, enviando destroços para o espaço e alterando um pouco mais do que o calculado anteriormente o curso do objeto rochoso de forma oblonga.

Essas foram algumas das descobertas reveladas por cientistas nesta quarta-feira, no relato mais detalhado da missão da agência espacial dos EUA sobre o uso de uma espaçonave para mudar a trajetória de um objeto celeste - empregando pura força cinética para desviá-lo do curso apenas o suficiente para manter a Terra em segurança.

'O teste DART foi fenomenalmente bem-sucedido. Agora sabemos que temos uma técnica viável para potencialmente prevenir o impacto de um asteroide se um dia precisarmos', disse o cientista planetário Terik Daly, do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, em Maryland, autor e líder de um dos estudos DART publicados na revista Nature.

A espaçonave, batizada de Teste de Redirecionamento de Asteróide Duplo (DART, na sigla em inglês) colidiu em 26 de setembro, a cerca de 22.530 km/h, contra Dimorphos, um asteroide com cerca de 150 metros de diâmetro, a aproximadamente 11 milhões de quilômetros da Terra.

Dimorphos é uma pequena lua de Didymos, que é definida como um asteróide próximo da Terra e tem a forma de um pião girando no espaço com um diâmetro de cerca de 780 metros. Nenhum dos objetos coloca a Terra em perigo.

A missão DART custou 330 milhões de dólares e levou sete anos para ser desenvolvida.

(Reportagem de Will Dunham)

(Tradução Redação São Paulo)

REUTERS FDC

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. estudo mostra que espaconave …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.