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    Estudos revelam se remédios naturais são eficazes contra resfriados

    Consumir zinco e vitamina C, por exemplo, pode aliviar os sintomas.

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    Segundo especialistas, remédios caseiros para combater resfriados podem de fato funcionar. Na essência de qualquer um deles, está a ideia de que ele reforçará nosso sistema imunológico.

    Quando um vírus entra no nosso organismo, ele se depara com dois mecanismos de defesa: o sistema imune inato, ou natural, que tenta expulsar as células invasoras, e o sistema imune adaptativo, ou adquirido, que tem como alvo agentes patogênicos específicos com os quais o corpo já teve contato antes – é o caso do vírus da catapora, por exemplo.

    E não é novidade que o estilo de vida e a dieta afetam a resistência do nosso sistema imunológico. Mas como a imunidade de pessoas saudáveis só fica debilitada quando há uma carência de vitaminas ou minerais, os chamados "alimentos que fazem bem para resfriado" não vão fazer muita diferença se já tivermos uma alimentação relativamente equilibrada, diz Charles Bangham, diretor da Divisão de Doenças Infecciosas da universidade Imperial College London, na Inglaterra.

    "Apenas se você tiver com deficiência de um nutriente vital, como vitamina, zinco ou ferro, será muito útil reforçar esse elemento em particular. Mas se você tem uma dieta balanceada, adicionar mais nutrientes não torna o sistema imunológico mais eficiente", diz.

    Alimentos populares no combate ao resfriado

    A grande maioria das pesquisas foca em suplementos, em vez de alimentos. E segundo um pequeno estudo, um suplemento que pode ajudar é também um remédio caseiro popular: o alho.

    Quanto à vitamina C, algumas pesquisas sugerem que ela também pode ajudar, embora não tanto quanto você deve imaginar. Uma revisão de 29 estudos sobre suplementos de vitamina C não chegou à conclusão que os suplementos diminuem muito o risco de resfriados ou aliviam seus sintomas. Mas identificou uma redução na duração dos resfriados. Os pesquisadores concluíram que, como os suplementos são de baixo risco, talvez valha a pena tentar para ver se ajudam.

    Importante: o suco de laranja talvez não seja tão útil, pois não há evidências sólidas de que ele pode ajudar a prevenir resfriados, aliviar os sintomas ou reduzir a duração dos mesmos. Isso porque ele não contém doses suficientes de vitamina C.

    Também tem o zinco. Uma revisão de estudos que examinou a eficácia de doses diárias de pastilhas de acetato de zinco para o resfriado comum descobriu que elas encurtavam a duração de sintomas.

    Ainda assim, uma complicação é que os pesquisadores não costumam avaliar se as pessoas tinham algum tipo de deficiência antes de iniciar o tratamento. Assim, qualquer benefício de combate ao resfriado pode estar relacionado ao fato de que, ao tomar um suplemento, alguns participantes estavam apenas suprindo uma carência, em vez de o suplemento estar fazendo diferença para pessoas que estavam saudáveis.

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