Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA pressionam Rússia e Ucrânia para encerrar guerra até verão, diz Zelenskiy

EUA pressionam Rússia e Ucrânia para encerrar guerra até verão, diz Zelenskiy

Reuters

07/02/2026

Placeholder - loading - Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy 05/02/2026 REUTERS/Alina Smutko
Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy 05/02/2026 REUTERS/Alina Smutko

Por Yuliia Dysa e Olena ⁠Harmash

KIEV, 7 Fev (Reuters) - Os Estados Unidos querem que Moscou e Kiev encontrem uma solução para acabar com a guerra na Ucrânia antes do verão (no hemisfério norte), disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.

Em declarações aos repórteres divulgadas por seu gabinete neste sábado, após a Ucrânia e a Rússia terem realizado dois dias de negociações mediadas pelos ​EUA em Abu Dhabi ⁠esta semana, ⁠Zelenskiy disse que Washington havia proposto negociações em Miami em uma semana e que Kiev havia concordado com isso.

Zelenskiy também criticou a Rússia por um ataque noturno a instalações energéticas ucranianas, ‌dizendo em comentários publicados no X que Moscou ​deve ser privada da capacidade ‌de usar o ​frio ​do inverno como vantagem contra Kiev.

“Os norte-americanos estão propondo que as partes encerrem a guerra antes do início deste ​verão e provavelmente pressionarão as partes a aderirem a esse cronograma”, disse Zelenskiy.

“As eleições (intermediárias para o Congresso dos EUA em novembro) são definitivamente mais importantes para eles. Não sejamos ingênuos. E eles dizem que querem tudo resolvido até junho.”

A Reuters havia citado anteriormente fontes familiarizadas com o assunto, dizendo que os negociadores dos EUA e da Ucrânia haviam discutido como garantir um acordo rápido.

A Ucrânia sugeriu um plano sequencial, ⁠disse Zelenskiy, mas ele não forneceu detalhes específicos.

As negociações ‌desta semana em Abu ⁠Dhabi foram concluídas sem grandes avanços, mas a Rússia e a Ucrânia concordaram em trocar 157 prisioneiros ‍de guerra cada, retomando essas trocas após uma pausa de cinco meses. ​Zelenskiy ‌disse que a troca de prisioneiros de guerra continuará.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.