Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

EUA vetam resolução do Conselho de Segurança da ONU para cessar-fogo em Gaza

EUA vetam resolução do Conselho de Segurança da ONU para cessar-fogo em Gaza

Reuters

04/06/2025

Placeholder - loading - Palestinos carregam suprimentos de ajuda em Rafah, sul da Faixa de Gaza 03/06/2025 captura de tela de vídeo  Reuters TV via REUTERS
Palestinos carregam suprimentos de ajuda em Rafah, sul da Faixa de Gaza 03/06/2025 captura de tela de vídeo Reuters TV via REUTERS

Por Michelle Nichols e Nidal al-Mughrabi e Crispian Balmer

NAÇÕES UNIDAS/CAIRO/JERUSALÉM (Reuters) - Os Estados Unidos vetaram nesta quarta-feira um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU que exigia um 'cessar-fogo imediato, incondicional e permanente' entre Israel e os militantes do Hamas em Gaza e acesso desimpedido à ajuda humanitária em todo o enclave devastado pela guerra.

Os outros 14 países do conselho votaram a favor da minuta, uma vez que o enclave de mais de 2 milhões de pessoas enfrenta uma crise humanitária em que a inanição está à espreita e a ajuda só tem chegado após Israel suspender um bloqueio de 11 semanas no mês passado.

'Os Estados Unidos foram claros: não apoiaríamos nenhuma medida que não condenasse o Hamas e não exigisse que o Hamas se desarmasse e saísse de Gaza', disse Dorothy Shea, embaixadora interina dos EUA na ONU, ao conselho antes da votação, argumentando que isso também prejudicaria os esforços liderados pelos EUA para intermediar um cessar-fogo.

Washington é o maior aliado e fornecedor de armas de Israel.

A votação do Conselho de Segurança ocorreu no momento em que Israel avança com uma ofensiva em Gaza, encerrando uma trégua de dois meses em março. Autoridades de saúde de Gaza afirmam que os ataques israelenses mataram 45 pessoas nesta quarta-feira, enquanto Israel disse que um soldado morreu nos combates.

A embaixadora do Reino Unido na ONU, Barbara Woodward, criticou as decisões do governo israelense de expandir suas operações militares em Gaza e restringir severamente a ajuda humanitária como 'injustificáveis, desproporcionais e contraproducentes'.

Israel rejeitou os pedidos de um cessar-fogo incondicional ou permanente, dizendo que o Hamas não pode permanecer em Gaza. O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, disse aos membros do conselho que votaram a favor do projeto: 'Vocês escolheram o apaziguamento e a submissão. Vocês escolheram um caminho que não leva à paz. Apenas para mais terror'.

O Hamas condenou o veto dos EUA, descrevendo-o como uma demonstração da preferência 'cega da administração dos EUA' por Israel. O projeto de resolução do Conselho de Segurança também exigia a libertação imediata e incondicional de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros.

(Reportagem adicional de Menna Alaa El Din)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.