Europa lança satélite para monitorar florestas do planeta
Cientistas esperam ampliar o conhecimento sobre o ciclo do carbono
Redação
29/04/2025
A Agência Espacial Europeia (ESA) lançou nesta terça-feira (29) a missão Biomass, que colocou em órbita um satélite para coletar dados sobre as condições das florestas do planeta. Um foguete Vega C decolou do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa, às 6h15 (horário de Brasília).
Os controladores passarão os próximos dias verificando se todos os sistemas estão funcionando corretamente.
“Estamos prontos para obter novos dados vitais sobre a quantidade de carbono armazenada nas florestas do mundo, ajudando a preencher lacunas importantes em nosso conhecimento do ciclo do carbono e, em última análise, do sistema climático da Terra”, disse a diretora de Programas de Observação da Terra da ESA, Simonetta Cheli.
O satélite Biomass está equipado com um radar capaz de penetrar as copas das árvores para medir a biomassa dos troncos, galhos e caules, onde a maior parte do carbono é armazenado.
De acordo com o comunicado da ESA, as florestas desempenham um papel vital no ciclo do carbono da Terra, absorvendo e armazenando grandes quantidades de dióxido de carbono, ajudando a regular a temperatura do planeta. No entanto, o desmatamento e a degradação – especialmente em regiões tropicais – estão liberando o carbono armazenado de volta para a atmosfera, agravando as mudanças climáticas.
Redação

