Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

FBI prende suspeito de plantar bombas na véspera do 6 de janeiro no Capitólio

FBI prende suspeito de plantar bombas na véspera do 6 de janeiro no Capitólio

Reuters

04/12/2025

Placeholder - loading - Polícia lança gás lacrimogêneo contra manifestantes pró-Trump no Capitólio dos EUA, em Washington, EUA 6 de janeiro de 2021 REUTERS/Shannon Stapleton
Polícia lança gás lacrimogêneo contra manifestantes pró-Trump no Capitólio dos EUA, em Washington, EUA 6 de janeiro de 2021 REUTERS/Shannon Stapleton

Por Jana Winter e Sarah N. Lynch e Costas Pitas

WASHINGTON, 4 Dez (Reuters) - Autoridades dos Estados Unidos prenderam um homem suspeito de plantar bombas caseiras em Washington na noite anterior ao ataque ao Capitólio de 6 de janeiro de 2021 por partidários do presidente Donald Trump, disseram duas autoridades informadas sobre o assunto nesta quinta-feira.

O FBI havia divulgado um vídeo de vigilância, ofereceu uma recompensa de US$500.000 e recebeu centenas de dicas em uma busca de anos pelo suspeito que acreditava estar envolvido no incidente ocorrido há quase cinco anos.

A filmagem, de 5 de janeiro de 2021, mostra uma pessoa posicionando uma bomba perto de um banco fora do prédio do Comitê Nacional Democrata. O suspeito colocou outro explosivo na sede do Comitê Republicano. Os dois locais ficam perto do Capitólio.

O suspeito é Brian Cole Jr., de Woodbridge, Virgínia, de acordo com duas fontes informadas sobre o assunto.

Cole, de 30 anos, mora com os pais e trabalha em uma empresa de fianças, disse uma delas.

Espera-se que o suspeito compareça ao tribunal em Washington, de acordo com uma fonte informada sobre o assunto.

BOMBAS DESATIVADAS

As bombas foram descobertas no mesmo dia em que partidários de Trump invadiram o Congresso em uma tentativa de impedir a certificação da vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

A polícia desativou as bombas e nenhuma delas explodiu.

Em 6 de janeiro de 2021 no Capitólio, manifestantes ultrapassaram barricadas da polícia, agredindo cerca de 140 policiais e causando mais de US$2,8 milhões em danos.

Trump perdoou quase todos os acusados criminalmente por participarem do tumulto, cerca de 1.500 pessoas, quando retornou ao cargo em janeiro deste ano.

(Reportagem de Jana Winter e Sarah N. Lynch; reportagem adicional de Andrew Goudsward)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.