Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Filipinas dizem que guarda costeira chinesa colidiu 'intencionalmente' com seus barcos

Placeholder - loading - Colisão entre barco filipino e embarcação da guarda costeira chinesa  22/10/2023    Divulgação via REUTERS
Colisão entre barco filipino e embarcação da guarda costeira chinesa 22/10/2023 Divulgação via REUTERS

Publicada em  

Por Enrico Dela Cruz e Karen Lema

MANILA (Reuters) - As Filipinas acusaram nesta segunda-feira os navios da guarda costeira chinesa de colidirem 'intencionalmente' com suas embarcações em uma missão de reabastecimento em uma parte disputada do Mar do Sul da China, à medida que os laços entre o Sudeste Asiático, aliado dos Estados Unidos, e Pequim se deterioram.

Os dois lados trocaram acusações após o último incidente no domingo, que foi o mais grave até agora nas águas em torno do disputado banco de areia Second Thomas, embora ninguém tenha se ferido.

A China disse no domingo que os barcos filipinos 'se chocaram perigosamente' com as embarcações da guarda costeira e com 'embarcações pesqueiras chinesas' que pescavam no local.

E, na segunda-feira, a embaixada da China em Manila afirmou que havia apresentado representações severas às Filipinas sobre a 'invasão' de suas embarcações e pediu ao governo filipino que pare de 'causar problemas e provocações' no mar e de manchar a reputação da China com 'ataques infundados'.

Autoridades filipinas do conselho de segurança nacional, da guarda costeira, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério da Defesa e das Forças Armadas condenaram as ações da guarda costeira chinesa.

Junto de sua aliada, os Estados Unidos expressaram formalmente sua preocupação. O Ministério das Relações Exteriores da China disse que a declaração dos EUA ignorou os fatos.

'A Guarda Costeira chinesa e as embarcações da milícia marítima, em flagrante violação do direito internacional, assediaram e atingiram intencionalmente' o barco de suprimentos e o navio da guarda costeira de Manila, disse o secretário de Defesa das Filipinas, Gilberto Teodoro, em uma coletiva de imprensa.

'Essa é uma grave escalada das atividades ilegais conduzidas pelo governo chinês no Mar das Filipinas Ocidental, em total desrespeito a qualquer norma ou convenção do direito internacional', disse Teodoro após participar de uma reunião de segurança convocada pelo presidente Ferdinand Marcos Jr.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. filipinas dizem que guarda …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.