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Fitbit, marca de tecnologia vestível, faz parceria com farmacêutica para salvar vidas

Fitbit colaborará com as empresas de assistência médica e farmacêutica para detectar sintomas de fibrilação atrial.

Placeholder - loading - Pessoa com smart watch no pulso (Foto: Pixabay)
Pessoa com smart watch no pulso (Foto: Pixabay)

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"Não somos tão saudáveis ??quanto deveríamos". Foi o que o CEO e cofundador da Fitbit, James Park, disse no TIME 100 Health Summit de quinta-feira, quando a âncora da rede de televisão norte-americana MSNBC Stephanie Ruhle o entrevistou e perguntou sobre o futuro da empresa no setor de saúde, o impacto dos wearables (ou tecnologias vestíveis) e o quão realmente ativos os 30 milhões de usuários ativos da Fitbit são.

"Estamos tentando nos transformar em uma empresa de mudança de comportamento para ajudar as pessoas a gerenciar condições mais sérias", disse Park, "e, finalmente, para o setor de saúde, a enfrentar os custos crescentes", disse.

Durante a entrevista, Park anunciou uma parceria com a Bristol-Myers Squibb-Pfizer Alliance, na qual a Fitbit colaborará com as empresas de assistência médica e farmacêutica para detectar sintomas de fibrilação atrial –um batimento cardíaco irregular que pode causar problemas cardíacos, como derrame e coágulos sanguíneos. A Aliança BMS-Pfizer é um esforço conjunto entre as duas empresas farmacêuticas estabelecidas para aumentar a conscientização sobre o problema e educar as pessoas afetadas pela doença.

Ao contrário dos esforços de empresas concorrentes que criam seu próprio software e dispositivos de detecção de AFib, Park acredita que alertar as pessoas sobre condições potencialmente fatais sem educá-las sobre os riscos não é um bom caminho. "Apenas receber um alerta pode alarmar demais as pessoas", disse Park. “As pessoas não sabem o que fazer, os médicos não sabem o que fazer com isso. Portanto, juntamente com a BMS-Pfizer Alliance, queremos preencher todas essas lacunas e concluir todo o caminho da assistência médica à sua volta. ”A Fitbit está atualmente em negociações com a Food and Drug Administration [que tem o papel semelhante ao da Anvisa nos EUA], a fim de aprovar o software de detecção de AFib da empresa, que será disponibilizado aos produtos Fitbit existentes com sensores ópticos de frequência cardíaca necessários para a detecção de AFib”.

Os dados gerados pelo usuário da Fitbit, combinados com o talento analítico da empresa, determinam o quão vantajosas são determinadas mudanças comportamentais relacionadas à saúde. "Quando você pode executar uma sofisticada ciência de dados, pode entender como influenciar o comportamento das pessoas e perceber exatamente quais são as economias de custo resultantes disso", disse Park. "Estamos começando a desvendar isso, e foi isso que despertou muito interesse de empregadores, planos de saúde, governos. Acabamos de anunciar algo com o governo de Cingapura, onde o Fitbits será disponibilizado gratuitamente para 20% da população, e é com esse entendimento que o uso desses dispositivos e a compreensão dos dados por trás deles podem ter impactos profundos na saúde das pessoas.”

Park acha que o foco da Fitbit nos cuidados de saúde, junto com seu trabalho em ensaios clínicos para alertar os usuários sobre condições como hipertensão e apneia do sono, transformará seus dispositivos vestíveis em acessórios mais do que esteticamente bonitos.

"Quanto mais casos de uso tivermos, mais poderemos traduzir o que estamos fazendo de um 'bom ter' para um 'obrigatório' '", disse Park. "Se você pode usar um dispositivo que possa literalmente salvar sua vida, por que não?"

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