Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Forças israelenses fazem buscas de casa em casa na Cisjordânia

Placeholder - loading - Primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh 15/11/2023 REUTERS/James Oatway
Primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh 15/11/2023 REUTERS/James Oatway

Publicada em  

RAMALLAH (Reuters) - Forças israelenses revistaram casas no campo de refugiados de Nour al-Shams, na cidade de Tulkarm, na Cisjordânia ocupada, nesta quinta-feira, detendo centenas de pessoas suspeitas de atividades militantes, disseram os militares.

Quando a operação prolongada terminou na tarde do seu segundo dia, o Crescente Vermelho Palestino disse ter tratado 21 vítimas, 17 delas com ferimentos por espancamentos durante a detenção e interrogatório e uma por tiros de arma de fogo.

Local de um dos principais pontos de passagem entre a Cisjordânia e Israel, Tulkarm tem visto repetidas investidas das forças de segurança desde o ataque de 7 de outubro do Hamas contra Israel.

Segundo residentes, as forças israelenses detiveram pelo menos 120 pessoas e demoliram três casas, incluindo uma pertencente a um membro das Brigadas Tulkarm, grupo militante armado ligado à facção palestina Fatah.

“As forças das IDF continuam a operar, juntamente com outras forças de segurança israelenses, em uma ampla operação divisionária para suprimir o terrorismo no campo de refugiados de Nour al-Shams, em Menashe”, disse o Exército em comunicado.

As Brigadas Tulkarm afirmaram que combatentes trocaram tiros com forças israelenses.

O Exército informou que centenas de indivíduos foram detidos para interrogatório e que tropas destruíram a infraestrutura militante e identificaram inúmeras armas.

O primeiro-ministro palestino, Mohammad Shtayyeh, pediu à Organização das Nações Unidas que monitorasse Nour al-Shams e o campo separado de Tulkarm.

“Israel tem como alvo os campos para inflamar a situação na Cisjordânia”, disse Shtayyeh.

A Cisjordânia já havia experimentado os mais altos níveis de agitação em décadas durante os 18 meses anteriores ao ataque de 7 de outubro a Israel por homens armados do Hamas, mas os confrontos aumentaram acentuadamente à medida que as forças israelenses lançaram uma invasão a Gaza.

Centenas de palestinos foram mortos em confrontos com soldados e colonos israelenses nas últimas semanas e as forças de segurança realizaram milhares de prisões, com repetidos confrontos entre tropas e manifestantes palestinos.

(Reportagem de Ali Sawafta)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. forcas israelenses fazem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.