Fundação Humanitária de Gaza diz que dois de seus trabalhadores dos EUA foram feridos em Gaza
Fundação Humanitária de Gaza diz que dois de seus trabalhadores dos EUA foram feridos em Gaza
Reuters
05/07/2025
Por Alexander Cornwell e Charlotte Greenfield
JERUSALÉM (Reuters) - A Fundação Humanitária de Gaza disse neste sábado que dois trabalhadores humanitários norte-americanos sofreram ferimentos sem risco de morte em um ataque com granada em um local de distribuição de alimentos em Gaza.
A fundação, apoiada pelos Estados Unidos e por Israel, disse em um comunicado que os norte-americanos feridos estavam recebendo tratamento médico e estavam em condição estável.
'O ataque -- que, segundo informações preliminares, foi realizado por dois assaltantes que atiraram duas granadas contra os norte-americanos -- ocorreu no final de uma distribuição bem-sucedida, na qual milhares de habitantes de Gaza receberam alimentos em segurança', disse a fundação.
A fundação, que começou a distribuir ajuda em Gaza em maio, emprega militares privados dos EUA encarregados de fornecer segurança em suas instalações.
Não ficou imediatamente claro quem estava por trás do ataque. O exército israelense, em uma declaração posterior, acusou o que chamou de 'organizações terroristas' de sabotar a distribuição de ajuda em Gaza.
A Faixa de Gaza tem registrado uma escalada na violência, à medida que continuam os esforços para chegar a um acordo de cessar-fogo.
Na sexta-feira, o Hamas informou que havia respondido positivamente a um acordo mediado pelos EUA e que estava preparado para entrar em negociações. O presidente dos EUA, Donald Trump, deve se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira.
(Reportagem de Alexander Cornwell e Charlotte Greenfield)
Reuters

