Getty Images sofre derrota em processo no Reino Unido sobre gerador de imagens de IA
Getty Images sofre derrota em processo no Reino Unido sobre gerador de imagens de IA
Reuters
04/11/2025
LONDRES (Reuters) - A Getty Images sofreu uma derrota significativa nesta terça-feira em seu processo histórico contra a empresa de inteligência artificial Stability AI, referente ao seu gerador de imagens, na Alta Corte de Londres.
A Getty é uma empresa sediada em Seattle que produz conteúdo editorial e imagens e vídeos criativos para bancos de imagens. Ela acusou a Stability AI de usar suas imagens para 'treinar' seu sistema Stable Diffusion, capaz de gerar imagens a partir de entradas de texto.
A empresa processou a Stability AI por violação de direitos autorais, alegando que o Stable Diffusion foi treinado usando imagens da Getty.
Conforme a Getty, as imagens geradas pelo Stable Diffusion reproduziam imagens protegidas por direitos autorais.
Mas a Getty desistiu dessa parte do processo no meio do julgamento, em parte devido à falta de provas sobre onde a Stable Diffusion foi 'treinada', o que, segundo advogados de propriedade intelectual, poderia limitar o impacto mais amplo da decisão de terça-feira na legislação sobre IA.
As alegações da Getty de violação de marca registrada e de violação secundária de direitos autorais, defendendo que a Stability AI importou para o Reino Unido um modelo de IA que infringiu seus direitos autorais, permaneceram em aberto antes da decisão do tribunal.
A juíza Joanna Smith afirmou em uma decisão por escrito que a Getty obteve sucesso 'em parte' na ação por violação de marca registrada relacionada às marcas d'água da Getty geradas por usuários do Stable Diffusion, mas que suas conclusões eram 'históricas e extremamente limitadas em escopo'.
Ela rejeitou a alegação secundária de violação de direitos autorais.
A Getty Images afirmou em comunicado que a decisão 'confirma que a inclusão das marcas registradas da Getty Images em resultados gerados por IA pela Stable Diffusion infringiu essas marcas'.
O comunicado acrescentou que a decisão 'estabeleceu um precedente importante de que artigos intangíveis, como modelos de IA, estão sujeitos a reivindicações de violação de direitos autorais da mesma forma que artigos tangíveis', precedente que a Getty afirmou que usará em seu processo paralelo contra a Stability AI nos EUA.
(Reportagem de Sam Tobin)
Reuters

