Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Governo mexicano eleva salário mínimo e busca semana de trabalho mais curta

Governo mexicano eleva salário mínimo e busca semana de trabalho mais curta

Reuters

03/12/2025

Placeholder - loading - Ministro do Trabalho do México, Marath Bolaños 18/07/2024 REUTERS/Henry Romero
Ministro do Trabalho do México, Marath Bolaños 18/07/2024 REUTERS/Henry Romero

Por Brendan O'Boyle e Aida Pelaez-Fernandez

CIDADE DO MÉXICO, 3 Dez (Reuters) - México anunciou nesta quarta-feira que aumentará o salário mínimo no próximo ano e fará um esforço para reduzir a longa semana de trabalho do país, as últimas medidas do governo de esquerda com o objetivo de ajudar os trabalhadores da segunda maior economia da América Latina.

A partir de janeiro, o salário mínimo aumentará 13%, para 315,04 pesos (US$17,27) por dia, como parte de um acordo entre líderes trabalhistas, empresariais e governamentais, informou o ministro do Trabalho, Marath Bolaños.

O salário diário, entretanto, aumentará para cerca de 440,87 pesos em partes do norte do México, perto da fronteira com os Estados Unidos, onde os salários são mais altos.

O aumento do salário mínimo em 2026 elevará a alta acumulada dos salários para 154% desde 2018, disse a presidente Claudia Sheinbaum durante sua coletiva de imprensa pela manhã.

Sheinbaum, que assumiu o cargo há pouco mais de um ano, apoiou os aumentos salariais defendidos por seu antecessor e mentor, Andrés Manuel López Obrador, e argumentou que eles ajudaram a reduzir significativamente a pobreza.

PREOCUPAÇÕES COM A ECONOMIA

Sheinbaum disse nesta quarta-feira que a decisão foi tomada após consultar o Ministério das Finanças e o Banco Central, bem como a comunidade empresarial. Ela rebateu os críticos que argumentam que um novo aumento de dois dígitos prejudicará os consumidores ao elevar os preços.

'Durante anos, foi dito que o salário mínimo não poderia aumentar, que isso causaria inflação, que não haveria mais investimento no país, investimento estrangeiro -- e estamos em um nível recorde de investimento estrangeiro', disse Sheinbaum durante a entrevista.

Alguns analistas, bem como o vice-presidente do BC, Jonathan Heath, têm alertado que aproximar demais o salário mínimo do salário médio poderia alimentar a inflação, embora a inflação anual esteja atualmente dentro de 1 ponto percentual da meta de 3% do banco, após uma série de cortes nas taxas de juros desde o início de 2024.

A medida foi tomada depois que a economia mexicana se contraiu 0,3% no terceiro trimestre, uma vez que a desaceleração da atividade industrial levou à primeira queda trimestral anual da economia desde 2021.

A economia mexicana tem sido prejudicada pelo impacto das tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, e pela incerteza sobre a próxima revisão do acordo comercial Estados Unidos-México-Canadá (USMCA) no próximo ano.

LONGA JORNADA DE TRABALHO

O governo também disse nesta quarta-feira que estava enviando um projeto de lei ao Congresso para reduzir gradualmente a semana de trabalho de 48 horas semanais para 40 horas semanais até 2030. Se aprovado, o limite oficial da semana de trabalho seria reduzido em duas horas por ano a partir de 2027.

A semana de trabalho de 40 horas foi uma das principais promessas durante a campanha de Sheinbaum para 2024, mas foi paralisada devido à resistência dos líderes empresariais.

O trabalhador mexicano médio trabalhou 2.193 horas em 2024, significativamente mais do que os trabalhadores de qualquer outro país da OCDE, de acordo com dados da OCDE.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.