Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Governo propõe abertura total do mercado livre de energia a partir de 2028

Placeholder - loading - Linhas de transmissão de energia no Brasil. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL - Tags: ENERGY)
Linhas de transmissão de energia no Brasil. REUTERS/Paulo Whitaker (BRAZIL - Tags: ENERGY)

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério de Minas e Energia abriu nesta sexta-feira uma consulta pública sobre um plano de abertura total do mercado livre de energia elétrica a partir de 2028.

A proposta do governo permite que todos os consumidores do país, inclusive os ligados em baixa tensão como residências, comprem energia elétrica diretamente de qualquer fornecedor --gerador, comercializador ou distribuidora.

O avanço na agenda de liberalização de mercado vem dois dias após o governo ter publicado uma portaria autorizando que todos os consumidores conectados em alta tensão possam aderir ao mercado livre de energia a partir de 2024, o que foi considerado uma conquista por grande parte do setor elétrico.

Pelos termos da minuta de portaria colocada agora em discussão, a migração de consumidores residenciais para o chamado 'ambiente de contratação livre' (ACL) estaria permitida a partir de 2028. Já para consumidores comerciais e industriais ainda não habilitados pelas regras atuais, o cronograma se inicia em 2026.

A proposta mantém a segregação entre os segmentos de 'atacado' e 'varejo' do setor elétrico --isto é, os consumidores da baixa tensão que decidirem acessar o mercado livre deverão ser representados por agente varejista perante a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse esperar com a medida maior competitividade do setor, o que tende a proporcionar 'preços mais interessantes'.

'O MME reconhece que alguns temas ainda carecem de regulamentação e aprimoramentos, sendo os principais: regulamentação do supridor de última instância e do agregador de medição, revisão dos mecanismos de gestão de portfólio e descontratação das distribuidoras, aprimoramentos à comercialização varejista e separação das atividades de fio e energia', acrescentou.

A consulta pública permanecerá aberta para recebimento de contribuições até 1º de novembro.

(Por Letícia Fucuchima)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. governo propoe abertura total …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.