Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Grupo espanhol que trabalha com a World Central Kitchen deixa de usar rota marítima para Gaza

Placeholder - loading - O Open Arms, navio de resgate propriedade de ONG espanhola, chega ao porto de Larnaca após interromper missão de entrega de ajuda humanitária a Gaza 03/04/2024 REUTERS/Yiannis Kourtoglou
O Open Arms, navio de resgate propriedade de ONG espanhola, chega ao porto de Larnaca após interromper missão de entrega de ajuda humanitária a Gaza 03/04/2024 REUTERS/Yiannis Kourtoglou

Publicada em  

NICÓSIA (Reuters) - A organização não-governamental espanhola Open Arms afirmou que ela e a World Central Kitchen (WCK), que é norte-americana, vão suspender as tentativas de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza por via marítima, após sete funcionários da WCK serem mortos em ataque aéreo israelense na segunda-feira.

As duas ONGs trabalharam juntas para formar um corredor marítimo de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza a partir do Chipre, em março, e já tinham desembarcado cerca de um terço da remessa quando o comboio foi atacado, no dia 1º de abril.

'Esse ataque, realizado pelas Forças de Defesa de Israel na última segunda-feira, é uma dolorosa reviravolta nos nossos esforços para aliviar a crise humanitária em Gaza', afirmou a Open Arms em comunicado escrito.

A WCK disse que está interrompendo o seu trabalho no enclave, onde opera mais de 60 cozinhas comunitárias desde outubro. A fome é uma ameaça iminente para mais da metade da população da Faixa de Gaza, segundo A Organização das Nações Unidas (ONU).

Na quarta-feira, cerca de 240 toneladas de alimentos foram devolvidas ao Chipre em um comboio de navios liderados por uma embarcação da Open Arms -- a operação de desembarque foi interrompida após as mortes.

'Com a chegada ontem do navio da Open Arms em Larnaca, Chipre, a missão em aliança com a WCK no corredor humanitário para a Faixa de Gaza foi suspensa', disse a Open Arms.

A organização citou o diretor da Open Arms, Oscar Camps, chamando Gaza de um 'laboratório distópico onde o sangue das pessoas flui enquanto as tecnologias de guerra são testadas e aperfeiçoadas, dirigidas por algoritmos cada vez mais automatizados que permitem que toda a responsabilidade humana seja diluída, usando a tecnologia e banalizando o mal'.

'Agora, os Estados estão se apressando em estender suas condolências às famílias, mas não estão demonstrando a mesma pressa em impedir o envio de armas para esse laboratório de destruição', disse Camps.

'Quanto mais humanidade precisa ser perdida nesse genocídio?'

(Reportagem de Michele Kambas)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. grupo espanhol que trabalha …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.