Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Haitianos fugindo de gangues acampam em torno da principal praça da capital

Placeholder - loading - Homens carregam idosos enquanto fogem do bairro Carrefour Feullies em Porto Príncipe, no Haiti 15/08/2023 REUTERS/Ralph Tedy Erol
Homens carregam idosos enquanto fogem do bairro Carrefour Feullies em Porto Príncipe, no Haiti 15/08/2023 REUTERS/Ralph Tedy Erol

Publicada em  

Por Harold Isaac

PORTO PRÍNCIPE (Reuters) - Milhares de haitianos prepararam-se para dormir em escolas e um teatro em torno da principal praça de Porto Príncipe na sexta-feira, após novos ataques de gangues armadas empurrarem pessoas que já estavam deslocadas para o centro da cidade em busca de abrigo onde o encontrassem.

A gangue Gran Ravine, liderada por Renel Destina, sitiou o bairro densamente povoado de Carrefour Feuilles semanas atrás, forçando ajuda humanitária a se retirar e milhares de pessoas a fugirem de suas casas. A polícia, com poucos recursos, sofre para conter a violência.

Dailove Pompilus, grávida de nove meses, disse que a praça Champ de Mars foi sua única opção, depois de a gangue atacar sua casa em Carrefour Feuilles, matando seu filho de três anos.

'Meu primogênito', disse. 'Eles queimaram a casa com ele dentro.'

A ONU estima que mais de 10.000 pessoas foram deslocadas apenas nas últimas duas semanas.

A noite de quinta-feira marcou a primeira vez desde o catastrófico terremoto de 2010 que as pessoas acamparam em Champ de Mars, principal praça da capital e casa de monumentos históricos honrando heróis da Revolução Haitiana.

A guerra de gangues no Haiti deixou aproximadamente 2.500 pessoas mortas e 1.000 feridas desde janeiro, segundo a ONU, entre sequestros, linchamentos e violência sexual.

O Conselho de Segurança da ONU deve votar um plano para enviar assistência internacional de segurança, que foi pedida pelo governo não-eleito do Haiti no último mês de outubro. Uma delegação do Quênia se encontrou com chefes das polícias no mês passado, mas países estão cautelosos e uma força multinacional ainda não se materializou.

(Reportagem de Harold Isaac, Jean Loobentz Cesar e Ralph Tedy Erol em Porto Príncipe e Sarah Morland na Cidade do México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. haitianos fugindo de gangues …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.