Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Hamas critica apelo internacional sobre reféns por não atender demanda de cessar-fogo permanente

Hamas critica apelo internacional sobre reféns por não atender demanda de cessar-fogo permanente

Reuters

26/04/2024

Placeholder - loading - Rachel Goldberg, mãe do norte-americano-israelense Hersh Goldberg Polin, feito refém por militantes do Hamas na Faixa de Gaza, segura fotos do filho, em Jerusalém 17/10/2023 REUTERS/Ammar Awad
Rachel Goldberg, mãe do norte-americano-israelense Hersh Goldberg Polin, feito refém por militantes do Hamas na Faixa de Gaza, segura fotos do filho, em Jerusalém 17/10/2023 REUTERS/Ammar Awad

(Reuters) - O Hamas criticou nesta sexta-feira um apelo de Estados Unidos, Brasil e outros 16 países pedindo que o grupo liberte todos os reféns como um caminho para acabar com a crise em Gaza, dizendo que a proposta não atende às demandas palestinas, segundo um comunicado.

O Hamas está aberto a ideias de cessar-fogo e se atém às principais demandas já delineadas pelo grupo, acrescentou o comunicado.

O apelo dos países pela libertação dos reféns ressalta que entre os sequestrados pelo Hamas estão cidadãos dos signatários e que o destino da população de Gaza e dos aprisionados é motivo de preocupação internacional.

'Salientamos que o acordo sobre a mesa para a libertação dos reféns permitiria um cessar-fogo imediato e prolongado em Gaza, o que facilitaria o envio de assistência humanitária adicional necessária a toda a Faixa de Gaza e conduziria ao fim crível das hostilidades. Os habitantes de Gaza poderiam regressar a suas casa e as suas terras, com preparativos prévios para garantir abrigo e provisões humanitárias', diz o texto.

Cerca de 250 pessoas foram sequestradas pelo Hamas em Israel no dia 7 de outubro do ano passado, dando início a uma ofensiva violenta de Israel contra a Faixa de Gaza, na caça aos militantes do Hamas. Parte dos sequestrados foi libertada durante um breve cessar-fogo em novembro.

Michel Nisenbaum, de 59 anos, sequestrado pelo Hamas, é um cidadão brasileiro que mora em Israel desde a adolescência. Outros três brasileiros foram mortos pelo grupo no dia do ataque.

(Reportagem de Nidal al Mughrabi)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.