Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Hypera faz maior aquisição de sua história e ação dispara

Placeholder - loading - 9/8/2019.   REUTERS/Yves Herman
9/8/2019. REUTERS/Yves Herman

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Hypera Pharma disparavam nesta segunda-feira, após a companhia anunciar a compra de ativos latino-americanos da japonesa Takeda Pharmaceutical por 825 milhões de dólares, maior aquisição da história da farmacêutica brasileira que surgiu em 2001.

A compra ocorre após a Hypera anunciar em dezembro a compra das marcas da família de antiespamódicos Buscopan por 1,3 bilhão de reais da europeia Boehringer Ingelheim.

As ações da Hypera saltavam mais de 14% às 14h27, liderando os ganhos do Ibovespa, que mostrava valorização de 2%.

O analista Fred Mendes, do Bradesco BBI, considerou positiva a postura mais agressiva da Hypera, uma vez que empresa até então vinha afirmando estar concentrada apenas em crescimento orgânico. 'Embora vejamos o risco de execução, considerando também o negócio da Buscopan, acreditamos que ele seja um pouco reduzido, uma vez que os cinco produtos mais importantes da Takeda representam 80% de sua receita líquida', acrescentou.

Em teleconferência com analistas, o presidente da companhia, Breno Oliveira, afirmou que as integrações de Buscopan e do portfólio de 18 medicamentos de prescrição e isentos de prescrição (OTC) na América Latina da Takeda 'são de baixa complexidade...é uma operação bastante fácil de integrar'.

A Hypera calcula que as aquisições possam ser integradas à companhia em menos de um ano após aprovações regulatórias.

O portfólio inclui produtos em áreas terapêuticas como cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, sistema respiratório e clínica geral, além de marcas como Neosaldina e Dramin. O conjunto de medicamentos teve receita líquida de cerca de 900 milhões de reais em 2019, segundo a Hypera. A aquisição também permite à Hypera entrar no mercado de diabetes, com a marca protegida por patente Nesina.

Além disso, a Hypera, historicamente concentrada no mercado brasileiro, agoa entra no México com a compra do portfólio da Takeda na região. Segundo Oliveira, apesar do negócio comprado da Takeda no México representar 'menos de 3% do faturamento da Hypera', a empresa poderá levar mais produtos do Brasil para o mercado mexicano.

'A plataforma da Takeda do México será uma oportunidade para distribuição de outros produtos por lá', comentou o executivo.

Para fazer frente aos desembolsos exigidos pelas aquisições, o diretor financeiro, Adalmario Ghovatto do Couto, disse que a Hypera já assegurou com bancos linhas de crédito de 3,5 bilhões de reais e que conta com caixa de 2,2 bilhões, registrado no fim de 2019, para financiar as aquisições. Como a Hypera terá que pagar a transação em dólares e a linha de financiamento é em reais, a companhia estuda fazer operações de hedge para se proteger de flutuações cambiais.

Mendes, do Bradesco BBI, avaliou que a Hypera pagou um preço que agrega valor, de 9,4 vezes o Ebitda estimado para 2020 e 6 vezes incluindo as sinergias, enquanto negocia a 13,5 vezes. Executivos da Hypera comentaram que apesar das aquisições, a empresa segue focada em expansão orgânica, mas que não deixará de avaliar eventuais 'outras oportunidades'.

Segundo os executivos, as aquisições de Buscopan e do portfólio latino da Takeda permitirá a captura de sinergias anuais de 250 milhões a 280 milhões de reais, a partir do primeiro ano da conclusão dos negócios. Oliveira afirmou que a cifra é baseada em gastos menores com marketing no caso das marcas adquiridas, oportunidade de expansão de vendas por meio da base de distribuição da companhia no Brasil e também com lançamentos de novos produtos baseados nos adquiridos.

'Essas marcas aceleram nosso processo de lançamentos', disse o presidente da Hypera, acrescentando que a queda dos gastos de marketing do portfólio adquirido vai ocorrer com o uso da própria agência de publicidade interna da Hypera, que negocia diretamente os espaços publicitários.

O acordo ainda prevê a fabricação e fornecimento em conexão, por meio do qual a Takeda seguirá fornecedo produtos à Hypera. Oliveira explicou que a intenção da empresa é internalizar 'em um primeiro momento' algumas etapas da produção.

A Takeda por enquanto continuará responsável pela produção das moléculas e a Hypera pelo empacotamento, mas com a internalização futura da produção, a empresa espera manter os benefícios fiscais concedidos pelo governo de Goiás, onde está o núcleo fabril da companhia. O executivo não deu detalhes sobre os benefícios, mas afirmou que são 'um percentual relevante' do total de sinergias inicialmente projetadas.

Com o negócio, a Hypera afirmou que passará a ser a maior empresa farmacêutica do Brasil e líder absoluta em medicamentos vendidos sem necessidade de prescrição médica, conhecidos como OTC, com participação de mercado de aproximadamente 20% nesse segmento. Na sequência estariam os grupos internacionais Sanofi, GlaxoSmithKline, Johnson&Johnson e Reckitt Benckiser, segundo dados citados pela Hypera.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier, edição Aluísio Alves)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. hypera faz maior aquisicao de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.