ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, causando indignação na Itália
ICE dos EUA vai apoiar segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, causando indignação na Itália
Reuters
27/01/2026
Por Crispian Balmer e Alvise Armellini
ROMA, 27 Jan (Reuters) - Agentes do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE, na sigla em inglês) vão ajudar na segurança das delegações norte-americanas nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, disse uma fonte da embaixada dos EUA nesta terça-feira, medida que provocou forte reação de políticos italianos.
Os agentes do ICE e da Patrulha de Fronteira foram duramente criticados nos Estados Unidos por sua aplicação da repressão à imigração do governo do presidente Donald Trump após dois cidadãos norte-americanos serem mortos a tiros neste mês em incidentes separados no Estado de Minnesota.
A fonte da embaixada disse sob condição de anonimato que a divisão de Investigações de Segurança Interna do ICE (HSI, em inglês) deve apoiar o serviço de segurança do Departamento de Estado dos EUA nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, de 6 a 22 de fevereiro.
Os agentes da HSI não realizarão nenhuma atividade de fiscalização de imigração enquanto estiverem na Itália, mas terão como objetivo 'mitigar os riscos de organizações criminosas transnacionais', disse a fonte, sem entrar em detalhes.
'Todas as operações de segurança permanecem sob a autoridade italiana', acrescentou a fonte.
A HSI esteve presente em grandes eventos esportivos nos Estados Unidos e no exterior no passado, incluindo os Jogos Olímpicos anteriores, como parte de parcerias internacionais relacionadas ao tráfico de pessoas e de drogas, disse um ex-funcionário.
Porta-vozes do ICE não responderam imediatamente às perguntas sobre a operação na Itália. Um porta-voz do Departamento de Estado disse que, como nas Olimpíadas anteriores, várias agências federais estariam ajudando na segurança, incluindo a HSI.
(Reportagem adicional de Ted Hesson, Brad Heath e Humeyra Pamuk em Washington)
Reuters

