Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Imunização contra o sarampo vai até dia 13 de março

Nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a doença foi anunciada pelo Ministério da Saúde

Placeholder - loading - Nova fase da vacinação contra o sarampo é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos. Crédito da imagem: iStock
Nova fase da vacinação contra o sarampo é destinada a crianças e jovens de 5 a 19 anos. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

Uma nova fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi anunciada pelo Ministério da Saúde. A segunda etapa da imunização vai até o dia 13 de março. A orientação é que crianças e jovens de 5 a 19 anos tomem a vacina contra o vírus. A recomendação vale para quem não recebeu as duas doses da vacina tríplice viral, que também protege de caxumba e rubéola.

As etapas da vacinação são definidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa é de que mais de 3 milhões de brasileiros recebam a imunização. Bebês de seis meses a menos de 1 ano que tomaram a chamada dose zero em épocas de surto da doença, ainda precisam tomar as outras duas doses.

Em junho deste ano, a campanha de imunização da doença será voltada a população entre 20 e 29 anos. Já em agosto, a meta é vacinar pessoas que tem entre 30 a 59 anos.

Até o dia 8 de fevereiro, foram registrados 338 casos da doença em oito estados do país. Somente em 2019, mais de 18 mil casos de sarampo foram confirmados em todo o Brasil, sendo que desse número, 16 pessoas morreram.

O sarampo foi considerado erradicado no Brasil em 2016. No entanto, a doença voltou após 3 anos do certificado de eliminação da circulação do vírus dado pela Organização Pan-Americana da Saúde.

Um dos principais motivos foi a queda na adesão à vacina, principalmente, da segunda dose. A vacina é tríplice viral, ou seja, deve ser tomada 3 vezes.

Leia também: Casos de sarampo aumentam no país

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus. Sua transmissão acontece por meio de tosse, fala, espirro ou até mesmo da respiração de pessoas contaminadas. A única maneira de evitar a doença é pela vacina.

O vírus pode ser contraído em até duas horas depois de a pessoa infectada ter saído do local. A doença viral pode atingir pessoas de qualquer idade que não estejam imunizadas

Os principais sintomas da enfermidade são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e, mal estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias dos primeiros sinais, podem aparecer outros sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Por isso, a imunização é extremamente importante.

A doença pode causar complicações. Em crianças, por exemplo, o sarampo pode ocasionar pneumonia, otite média aguda, encefalite aguda e, até mesmo, a morte. Adultos também podem desenvolver pneumonia e conjuntivite.

Saiba tudo sobre a campanha de vacinação

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. imunizacao contra o sarampo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.