Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas

Índia impõe tarifa de três anos sobre alguns produtos de aço para conter importações baratas

Reuters

30/12/2025

Placeholder - loading - Trabalhadores carregam produtos de aço para exportação em um navio de carga em um porto em Lianyungang, província de Jiangsu, China 27/05/2020 China Daily via REUTERS
Trabalhadores carregam produtos de aço para exportação em um navio de carga em um porto em Lianyungang, província de Jiangsu, China 27/05/2020 China Daily via REUTERS

30 Dez (Reuters) - A Índia impôs ⁠uma tarifa de importação de três anos, entre 11% e 12%, sobre alguns produtos siderúrgicos, de acordo com uma ordem do Ministério das Finanças publicada nesta terça-feira, já que o governo pretende conter os embarques baratos da China.

A taxa, conhecida localmente como taxa de salvaguarda, será imposta em 12% ​no primeiro ano, seguida ⁠de ⁠11,5% no segundo ano e, depois, 11% no terceiro ano.

A medida, que foi publicada no diário oficial do governo, exclui as importações de determinados países em desenvolvimento, embora ‌a China, o Vietnã e o Nepal estejam ​sujeitos à taxa. Ela também ‌não se ​aplicará ​a produtos de aço especiais, como o aço inoxidável.

O ministério federal do aço afirmou várias vezes que ​não quer que o setor siderúrgico nacional sofra prejuízos devido a importações baratas e produtos abaixo do padrão.

O governo impôs uma tarifa temporária de 200 dias de 12% em abril.

A Diretoria Geral de Remédios Comerciais recomendou a tarifa de três anos após constatar um 'aumento recente, repentino, acentuado e significativo nas importações (...) causando e ameaçando causar sérios prejuízos à indústria doméstica', diz a ⁠ordem.

As tarifas de importação do presidente dos Estados ‌Unidos, Donald Trump, sobre ⁠o aço alimentaram uma onda de atrito comercial com o aço chinês, com países como ‍a Coreia do Sul e o Vietnã impondo taxas antidumping ​no ‌início deste ano.

(Reportagem de Rajveer Singh Pardesi em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.