Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Índice engata 3ª alta na semana com respaldo externo; Braskem sobe 3%

Placeholder - loading - Pessoas passam em frente ao prédio da B3 em São Paulo 09/03/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Pessoas passam em frente ao prédio da B3 em São Paulo 09/03/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista engatava a terceira alta seguida nesta quinta-feira, respaldada pelo clima externo favorável, bem como pela expectativa de votação sem surpresas da PEC Emergencial em segundo turno na Câmara dos Deputados.

Da pauta corporativa, Braskem avançava 3% após lucro no último trimestre de 2020, revertendo prejuízo um ano antes, enquanto a agenda macro mostrou alta acima do esperado na inflação medida pelo IPCA em fevereiro.

Às 11:10, o Ibovespa subia 1,45 %, a 114.408,03 pontos. O volume financeiro somava 6,6 bilhões de reais.

Apesar do avanço nos últimos pregões, o Ibovespa ainda não anulou o tombo de 4% segunda-feira, com o desempenho na semana ainda negativo em 0,7%. Naquela sessão, as vendas prevaleceram em meio a receios sobre a cena política do país.

A Câmara deve votar nesta quinta o segundo turno da PEC Emergencial, após concluir a votação em primeiro turno da proposta, com alterações, caso da retirada de trecho que previa desvinculação de recursos da Receita em caso de crise fiscal.

A aprovação da emenda que retira a previsão de desvinculação não deve forçar a PEC a passar por uma segunda análise por parte do Senado, já que houve apenas uma supressão, e não uma mudança no conteúdo da proposta.

'A expectativa é de que a aprovação venha sem novas surpresas', afirmou a Guide Investimentos, em nota a clientes.

Ainda no cenário doméstico, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,86% em fevereiro ante 0,25% no mês anterior, segundo o IBGE, superando a previsão de analistas e encostando no teto da meta na medida em 12 meses.

'O cenário inflacionário volta a preocupar', afirmou o estrategista-chefe do banco digital modalmais, Felipe Sichel, citando riscos atrelados a contínua desvalorização cambial e retomada de redução da mobilidade somada ao auxílio emergencial.

Sichel afirmou que sua projeção para a inflação este ano encontra-se acima da meta, enquanto a do ano que vem dá sinais de poder começar a se mover para cima dela. Assim, vê alta de 0,5 ponto percentual na Selic na próxima semana.

'Com riscos de elevação de 0,75%', ponderou, estimando ainda que o tom do comunicado que acompanha a decisão deverá ser 'hawkish' (expressão usada para caracterizar viés mais favorável a aumento de juros a fim de controlar a inflação) .

No exterior, futuros acionários norte-americanos avançavam, ainda refletindo alívio em relação à perspectiva de inflação norte-americana na véspera, além de aprovação do pacote de estímulos de 1,9 trilhão de dólares nos Estados Unidos.

DESTAQUES

- CSN ON valorizava-se 7%, em sessão de forte alta do setor de mineração e siderurgia na bolsa, seguindo reação dos futuros de minério de ferro na China, que fecharam com alta de 5,6%. VALE ON subia 1,85%.

- BRMALLS ON avançava 7,2% antes da divulgação do balanço trimestral após o fechamento da bolsa, com ações de shoppings como um todo no azul. MULTIPLAN ON tinha elevação de 7,8% e IGUATEMI ON valorizava-se 6,4%.

- BRASKEM subia 3,2%, renovando máximas em mais de um ano, após lucro de 878 milhões de reais no quarto trimestre, revertendo prejuízo bilionário, ajudado pela taxa de câmbio e spreads melhores.

- ECORODOVIAS ON subia 4,4%, com crescimento do tráfego nas principais rodovias por ela administradas no último trimestre de 2020, mas uma baixa contábil determinando prejuízo no período. CCR ON ganhava 6,2%.

- PETROBRAS PN tinha acréscimo de 2,5%, favorecida pela alta dos preços do petróleo no exterior. A petrolífera de controle estatal convocou para 12 de abril assembleia de acionistas para eleger conselheiros.

- BRADESCO PN e ITAÚ UNIBANCO PN subiam 2% e 1,6%, respectivamente. O Banco Central prorrogou até novembro alíquota menor de compulsório sobre depósito a prazo citando restrições à captação bancária. [nL1N2L837A]

- KLABIN UNIT recuava 2,5%, na esteira da queda do dólar em relação ao real , o que também afetava SUZANO ON, negociada em baixa de 1,9%, além de empresas de proteínas, com JBS ON cedendo 1,8%.

Para ver as maiores altas do Ibovespa, clique em

Para ver as maiores baixas do Ibovespa, clique em

(Por Paula Arend Laier)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. indice engata 3 alta na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.