alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
ANTENA 1A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASIL

    Ioga pode ajudar a combater depressão e Alzheimer

    Prática traz inúmeros benefícios à saúde

    Por Redação

    Placeholder - loading - news single img

    Ioga ajuda a prevenir a depressão e o Alzheimer, aponta pesquisa feita em parceria com universidade norte-americana.  A prática pode ajudar a preservar funções cerebrais relativas à atenção e a memória, e, também, previne doenças neurodegenerativas. O exercício busca harmonizar o corpo com a mente através de técnicas de respiração, posturas e meditação, por isso, está associado a inúmeros benefícios para a saúde.


    Nova pesquisa realizada pelo Instituto do Cérebro do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em parceria com a Universidade Federal do ABC e com a Universidade Harvard, nos Estados Unidos,evidenciaram que a prática milenar indiana pode, também , propiciar um envelhecimento mais saudável e aliviar os sintomas da depressão. 


    A prática propicia que áreas do cérebro associadas à atenção e à memória permaneçam mais preservadas.

    Pesquisas 


    Os cientistas examinaram o cérebro de mais de 40 mulheres idosas,  que tinham  escolaridade e condições de saúde muito semelhantes. Mas, apenas metade das participantes eram praticantes da modalidade há pelo menos oito anos, já as demais não eram realizavam essa atividade.


    Os resultados mostraram que as adeptas da modalidade tinham as regiões do córtex pré-frontal mais espessas do que as demais, isso implica em uma melhor função cognitiva. Os dados foram publicados no periódico científico  Frontiers in Aging Neuroscience, 


    De acordo, com os pesquisadores, para comprovar a associação da prática da ioga com a prevenção do declínio cognitivo, são necessários mais estudos.

    Depressão


    Mais análises mostraram que a prática de ioga pode ser uma forte aliada no combate à depressão. Esse material foi apresentado na 125ª Convenção Anual da Associação Americana de Psicologia. Segundo esse estudo, oito semanas de hatha ioga, uma das práticas mais conhecidas no ocidente, pode diminuir os sintomas da depressão.

    1. Home
    2. noticias
    3. ioga pode ajudar a combater …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.