Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Led Zeppelin: Entenda processo envolvendo clássico

“Stairway To Heaven” foi acusada de ser um plágio

Placeholder - loading - Photoshoot/Divulgação
Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

A Suprema Corte estadunidense recusou o processo de infração contra a lei de direitos autorais que a banda Led Zeppelin foi acusada de ter cometido na composição clássica da faixa “Stairway To Heaven”. A decisão do órgão encerra uma longa discussão de fãs e críticos sobre como foi de fato criada a canção, entenda como tudo aconteceu nesta disputa.

Veja também: Jimmy Page relembra como foi conhecer os Rolling Stones

Tudo começou em 2014, quando representantes legais do compositor da banda Spirit, de Los Angeles, Randy Wolfe, entraram com a denúncia de plágio envolvendo a canção “Taurus”, de 1967. Segundo os advogados da família Wolfe, o Led Zeppelin copiou a faixa e, em quatro anos, lançou “Stairway To Heaven”, com o mesmo riff de “Taurus”.

Porém, em 2016, quando houve o julgamento, foi constatado que não haviam provas suficientes para sustentar o argumento dos denunciantes. Dentre as testemunhas, o guitarrista Jimmy Page afirmou que a linha de acordes seguida existia desde sempre. Page foi processado junto de Robert Plant e John Paul Jones, todos ex-membros do Led Zeppelin. Inicialmente, o caso foi encerrado no mesmo ano, porém, em 2015, Michael Skidmore, gestor do patrimônio de Wolfe, entrou novamente na justiça solicitando uma indenização pelos danos causados.

A ação de Skidmore foi o suficiente para a decisão de 2016 ter sido revogada, e o caso foi reaberto. Os autos do processo mostraram relatos de Wolfe enfatizando que deveria ser creditado pela criação de “Stairway To Heaven”, e uma equipe de especialistas musicais constatou semelhanças marcantes entre as duas canções. Contudo, também foi levantada a questão de o padrão de acordes utilizado ser muito comum para época, e não deveria se aplicar em uma lei de direitos autorais.

A situação foi resolvida nesta segunda feira (05), quando a mais alta corte de justiça estadunidense deu como encerrado o processo por não haver necessidade, e decidiu que não irá realizar analisar o caso, e assim, a banda inglesa recebeu definitivamente os direitos da canção, com todos os créditos apenas constando os membros do Led Zeppelin. Essa decisão encerra uma das discussões mais antigas da história do rock.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. led zeppelin entenda processo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.