Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Metade das pastagens do mundo está degradada por uso excessivo e clima, mostra relatório da ONU

Placeholder - loading - Ding Yinhua, 69, pastoreia suas ovelhas e cabras no deserto de Gobi, na província de Gansu, China 18/04/2021 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Ding Yinhua, 69, pastoreia suas ovelhas e cabras no deserto de Gobi, na província de Gansu, China 18/04/2021 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins

Publicada em  

Por David Stanway

CINGAPURA (Reuters) - Metade das terras de pastagem natural do mundo foi degradada pela superexploração e pelo impacto das mudanças climáticas, colocando em risco a oferta de alimentos e meios de subsistência, disse nesta terça-feira o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo combate à desertificação.

A Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD, na sigla em inglês) alertou que um sexto dos suprimentos de alimentos do mundo está em risco devido à deterioração das pastagens -- que incluem savanas, zonas úmidas e desertos, além de pastos.

O crescimento populacional, a urbanização e o aumento da demanda por alimentos têm incentivado a criação de mais animais do que a terra pode suportar, além de impulsionar a conversão de pastagens naturais em terras de cultivo intensivo, o que têm levado ao declínio da fertilidade do solo e ao agravamento das secas, segundo o relatório.

Barron Joseph Orr, cientista-chefe da UNCCD, disse que, embora a situação seja desanimadora, há um reconhecimento cada vez maior de que a restauração da terra é parte da solução para as mudanças climáticas -- com as pastagens sendo responsáveis por um terço da capacidade de reserva de carbono do mundo.

'As emissões são o grande problema, com certeza, mas onde queremos colocar o carbono -- onde ele pertence naturalmente? Em nossos solos e em nossa vegetação, e se continuarmos a minar isso, estaremos minando nossa solução', disse ele.

As pastagens constituem cerca de 54% do total de terras do mundo e sustentam dois bilhões de agricultores, pastores e pecuaristas, segundo o relatório da UNCCD.

A estimativa anterior de degradação era de 25%, mas a UNCCD disse que subestimou gravemente os danos causados e que o novo número é baseado em pesquisas de especialistas em mais de 40 países.

O relatório identificou a Ásia Central, a China e a Mongólia como as regiões mais atingidas, com a industrialização agrícola deslocando as comunidades tradicionais de pastores e exercendo maior pressão sobre os recursos. A África, o Oriente Médio e a América do Sul também sofreram degradação generalizada, segundo o relatório.

Orr disse que os governos precisam adotar uma abordagem mais conjunta para a proteção da terra, em vez de se concentrarem em projetos de restauração individuais. Ele também disse que as práticas tradicionais de pastoreio podem ajudar na recuperação das pastagens.

'Em geral, a maneira como as coisas eram feitas no passado, tradicionalmente, pode contribuir muito para as soluções que estamos tentando alcançar hoje', disse ele.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. metade das pastagens do mundo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.