Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Ministério pede ampliação de locais de vacinação após liberar estoque de vacinas para 1ª dose

Ministério pede ampliação de locais de vacinação após liberar estoque de vacinas para 1ª dose

Reuters

22/03/2021

Placeholder - loading - Vacinação no Rio de Janeiro  18/3/2021   REUTERS/Ricardo Moraes
Vacinação no Rio de Janeiro 18/3/2021 REUTERS/Ricardo Moraes

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Ministério da Saúde pediu nesta segunda-feira a Estados e municípios que ampliem o número de locais de vacinação e estendam os horários de funcionamentos das unidades para aumentar a capacidade de vacinação contra a Covid-19, após ter autorizado os governos locais a utilizarem todas as vacinas recebidas para primeira dose, sem necessidade de reserva para a segunda aplicação.

Segundo documento do ministério, a orientação vale para 9,5 milhões de doses distribuídas ao longo das últimas semanas, tanto para o imunizante da AstraZeneca entregue pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como para a CoronaVac, da chinesa Sinovac e envasada pelo Instituto Butantan.

'A mudança de estratégia se justifica pela garantia de estabilidade das entregas semanais de vacinas produzidas no Brasil por Fiocruz e Butantan, a partir do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado', disse o ministério em nota.

A vacinação contra a Covid-19 no país caminha em ritmo lento desde o início em janeiro devido à escassez de doses, o que tem colaborado para o pior momento da pandemia no Brasil, com mais de 15 mil mortos pela doença apenas na semana passada.

Apenas 2,6% da população brasileira com mais de 18 anos foi vacinada com as duas doses, de acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), enquanto o percentual que recebeu a primeira dose é de 7,4% --o que corresponde a 11,8 milhões de pessoas.

(Por Pedro Fonseca)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.