Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ministro francês é contra a moeda virtual do Facebook

Segundo a autoridade, a Libra representa riscos financeiros e pode estar aberto a abusos.

Placeholder - loading - Libra é a moeda virtual do Facebook (Foto: Pixabay)
Libra é a moeda virtual do Facebook (Foto: Pixabay)

Publicada em  

O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que a moeda virtual do Facebook, a Libra, representa riscos financeiros e pode estar aberto a abusos.

No entanto, ele não explicou como a França poderia manter a libra fora dos 28 membros da União Europeia. A gigante das mídias sociais anunciou planos para uma moeda em julho, mas o projeto enfrentou hostilidade e ceticismo.

Falando sobre o assunto em uma reunião da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em Paris, o ministro disse: "Essa eventual privatização de dinheiro contém riscos de abuso de posição dominante, riscos à soberania e riscos para consumidores e empresas."

"A libra também representa um risco sistêmico a partir do momento em que você tem dois bilhões de usuários. Qualquer quebra no funcionamento dessa moeda, no gerenciamento de suas reservas, pode criar uma perturbação financeira considerável", disse.

"Todas essas preocupações com Libra são sérias. Portanto, quero dizer com muita clareza: nessas condições, não podemos autorizar o desenvolvimento de Libra em solo europeu".

Na Suíça

Mas em outro revés para Libra nesta semana, a Suíça disse que o sistema de pagamentos proposto pode enfrentar regras rígidas que normalmente se aplicam aos bancos, além de leis severas contra a lavagem de dinheiro.

A Comissão Europeia respondeu ao anúncio de Le Maire, dizendo que analisaria todos os aspectos da moeda. Questionada sobre a posição da França, Vanessa Mock, porta-voz da comissão, disse: "É provável que quando soubermos mais [sobre] os contornos da moeda, o projeto exigirá alguma forma de autorização na Europa".

O Facebook

A Associação Libra do Facebook disse que os comentários de Le Maire destacam a importância de suas conversas com reguladores em todo o mundo.

"Reconhecemos que o blockchain é uma tecnologia emergente e que os formuladores de políticas devem considerar cuidadosamente como seus aplicativos se encaixam em suas políticas de sistema financeiro", disse Dante Disparte, chefe de políticas da associação.

A moeda, que tem o apoio das empresas de pagamentos Visa e Mastercard e aplicativos de táxi Lyft e Uber, deve ser lançado no próximo ano.

No mundo

O Grupo dos Sete (G7) alertou em julho que não deixaria Libra prosseguir até que todas as preocupações regulatórias fossem resolvidas, dizendo que uma discussão prolongada sobre o projeto poderia ser necessária primeiro.

O Congresso dos EUA está analisando o impacto potencial da moeda, enquanto os chefes de bancos centrais, incluindo Mark Carney, do Reino Unido, expressaram ceticismo. O presidente dos EUA, Donald Trump, twittou que ele "não é um fã" da moeda.

As informações são da BBC News.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ministro frances e contra a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.