Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Montadora chinesa Nio investe em startup de fusão nuclear

Placeholder - loading - Câmeras de segurança em estação de troca de baterias da fabricante chinesa de veículos elétricos Nio, em Nanxiang 23/03/2023 REUTERS/Aly Song
Câmeras de segurança em estação de troca de baterias da fabricante chinesa de veículos elétricos Nio, em Nanxiang 23/03/2023 REUTERS/Aly Song

Publicada em  

Atualizada em  

XANGAI (Reuters) - Fabricante chinesa de veículos elétricos Nio tem investido numa startup que está desenvolvendo tecnologias de fusão, de acordo com uma fonte com conhecimento direto do assunto e documentos da empresa.

A empresa recém-criada, Neo Fusion, pesquisará e desenvolverá tecnologias que visam trazer a fusão controlada para usos comerciais globalmente em duas décadas, disse a fonte.

Com capital registrado de 5 bilhões de iuans (723,37 milhões de dólares), a startup é 50% controlada por empresas de energia e braços de investimento do governo da província de Anhui, no leste da China, de acordo com os detalhes financeiros no registro da empresa vistos pela Reuters.

A Nio investiu 995 milhões de iuans por uma participação de 19,9%, enquanto a Nio Capital, empresa de investimentos fundada pelo presidente-executivo da Nio, William Li, investiu 505 milhões por uma participação de 10,1%.

A Nio Capital e a Comissão de Administração e Supervisão de Ativos Estatais de Anhui não se basearam imediatamente nos pedidos de comentários.

A fusão é vista como um dia capaz de ajudar o mundo a reduzir as emissões ligadas à mudança climática. Ao contrário dos reatores nucleares atuais, ela pode gerar energia sem produzir resíduos radioativos duradouros.

Os avanços tecnológicos dos últimos anos aproximaram a fusão da realidade, provocando uma onda de investimentos entre empresas e governos em todo o mundo, incluindo Estados Unidos, Japão e China, que querem dominar a próxima geração de tecnologia energética.

A montadora também vem desenvolvendo tecnologias de baterias e planeja construir uma fábrica com capacidade anual de 40 gigawatts-hora na cidade de Hefei, na província de Anhui, informou a Reuters anteriormente.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. montadora chinesa nio investe …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.