Mulher israelense ainda procura notícias de seis familiares desaparecidos
Mulher israelense ainda procura notícias de seis familiares desaparecidos
Reuters
11/10/2023
(Reuters) - Yifat Zailer gostaria de poder viajar de volta no tempo até a última sexta-feira.
Naquele dia, a moradora de Tel Aviv estava feliz. Membros da sua família próxima estavam em suas casas no kibutz de Nir Oz, perto da fronteira de Gaza.
Então chegou o sábado e os militantes do Hamas invadiram a fronteira.
Zailer começou a enviar mensagens de texto para sua família – tia, tio, primo, marido da prima e seus dois filhos pequenos – para saber o que estava acontecendo. Mas depois das 9h, suas mensagens pararam.
Nir Oz foi um dos locais atacados por combatentes do Hamas na manhã de sábado. Eles romperam a cerca da fronteira que cerca Gaza, matando civis em cidades e vilarejos israelenses próximos e sequestrando outros para levá-los de volta a Gaza como reféns.
As forças israelenses reagiram, sitiando Gaza, atingindo o território com ataques aéreos e combatendo militantes que ainda estavam dentro de Israel.
Depois de retomarem Nir Oz, as forças israelenses percorreram as casas em busca de sobreviventes -- mas ninguém da família de Zailer apareceu.
Ela acredita que todos eles estão detidos em Gaza. Um vídeo compartilhado com Zailer que a Reuters viu, mas não verificou, parece mostrar o primo de Zailer e dois filhos sendo levados por homens armados.
“O tempo está correndo”, disse Zailer, cujo próprio filho tem idade próxima à do primo. “Há um bebê de 9 meses e uma criança de 3 anos. E minha tia tem doença de Parkinson.”
“Não sei se o bebê foi alimentado”, disse ela, chorando. 'Não sei se ele está com a fralda... eu realmente quero voltar para sexta-feira. Sabe, quero fechar os olhos, e tudo isso foi um pesadelo.'
'Eu os quero de volta. Todos nós queremos nossa família de volta.'
(Reportagem de Thomas Holdstock em Gdansk)
Reuters

