Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
    Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

    Músicas internacionais dos anos 90: 10 hits que marcaram a década

    Relembre a lista com alguns dos singles mais lendários da história da música

    Placeholder - loading - Whitney Houston no Songwriters Hall of Fame 32nd Annual Awards. - Foto por Scott Gries/Getty Images
    Whitney Houston no Songwriters Hall of Fame 32nd Annual Awards. - Foto por Scott Gries/Getty Images

    Publicada em  

    Uma Era emblemática para a indústria musical, a década de 90 trouxe uma variedade e consolidação de novos gêneros e subgêneros musicais. No cenário internacional, estilos como rock alternativo, grunge, heavy metal e hard rock, viveram o seu auge, além é claro de grandes artistas do pop: Céline Dion, Mariah Carey, Whitney

    Por isso, que tal relembrar com a Antena 1 alguns dos singles de sucesso que definitivamente marcaram os anos 90? Confira: Houston, Michael Jackson, Madonna, etc.

    • I Will Always Love You - Whitney Houston

    E como não ouvir falar da lendária Rainha do Pop, Whitney Houston, sem se sair cantarolando “I Will Always Love You” por aí?! Muitos sabem que originalmente ela foi escrita pela estrela da música country Dolly Parton, mas não há como negar que Whitney abalou as grandes paradas musicais com a sua versão do hit.



    Sendo colocada na 68ª posição na lista da Billboard com “As Melhores Músicas de Todos os Tempos”, a música foi eleita a canção de uma artista feminina mais bem sucedida da história. Sem contar o fato de que passou 14 semanas consecutivas no topo da Billboard Hot 100, se tornando na época também um dos singles mais vendidos de todos os tempos .

    Além disso, outro acontecimento que alavancou o single de vez, foi quando Whitney o gravou para compor a trilha sonora para o filme, lançado em 1992, “Bodyguard”.

    • Un-break My Heart - Toni Braxton

    O single foi premiado, no ano seguinte em que foi lançado, na 39ª edição do Grammy Awards na categoria Melhor Performance Vocal Pop Feminina, além de vender mais de 10 milhões de cópias pelo mundo inteiro, sendo que 3 milhões apenas em território norte-americano.



    Com o seu desempenho comercial mundial nas alturas, consequentemente a música alcançou o topo de diversas paradas musicais, como Hot Dance Club Songs, Adult Contemporary, e Billboard Hot 100, onde permaneceu por 11 semanas consecutivas.

    Outra grande conquista para a cantora estadunidense, foi quando a Billboard comemorou seus 40 anos nas paradas de 1958 a 1998, o single foi considerado, na época, como o de maior sucesso de um artista solo na história da Billboard Hot 100.

    • Immortality - Céline Dion Ft. Bee Gees

    Originalmente gravada para compor o quinto álbum de estúdio cantora canadense initulado "Let's Talk About Love", a música se alastrou pelos quatro cantos do mundo, fazendo parte do top dez na Europa e em diversos outros países. Pouco tempo depois, devido ao grande sucesso, a canção foi incluída em mais álbuns da cantora, como "All The Way...A Decade Of Song", "My Love: Essential Collection" e "The Best So Far...2018 Tour Edition".



    O single foi composto pelos irmãos Barry Gibb, Robin Gibb e Maurice Gibb, ou seja todos mebros da banda de pop anglo-americana Bee Gees, especialmente para a artista. Com o seu alto desempenho comercial pelo mundo "Immortality" foi disco de platina na Alemanha, representando mais de 500 mil cópias vendidas, de ouro na Suécia, representando mais de 15 mil, e prata na França (125 mil) e Reino Unido (200 mil).

    • (Everything I Do) I Do It For You - Bryan Adams

    Canção originalmente produzida para compor a trilha sonora do filme "Robin Hood: Prince of Thieves" e "Waking Up the Neighbors", ambos lançados no ano de 1991, fez um tremendo sucesso internacionalmente. Ele alcançou o topo das paradas de quase 20 países, como Autrália, Canadá, França, Alemanha, Espanha, etc.



    Quanto ao seu reconhecimento pela indústria musical, foi tão bom quanto seu desemepenho musical, já que ganhou um Gramy Awards, no ano de 1992, na categoria "Melhor Canção Escrita Especificamente para um Filme ou Televisão", além de ter sido indicado também para "Gravação do Ano" e "Grammy Awards de 1992".

    Além disso, naquele mesmo ano, chegou a ser indicado ao Oscar na categoria "Melhor Canção Original", mas acabou perdendo para "A Bela e a Fera". Outra grande conquista para Bryan foi quando a música foi colocada em 18º lugar em uma pesquisa dos singles favoritos dos leitores do Guinness Book of Records.

    • The One - Elton John

    E como não amar um dos maiores sucessos do lendário Rocketman?! O single alcançou um série de colocações nas principais paradas ao redor do mundo, como a 9ª posição na Billboard Hot 100, 1ª na Billboard Adult Contemporary e 10ª do Top Singles do Reino Unido.



    Como reconhecimento, a música chegou a ser indicada no Grammy Awards , em 1993, como "Melhor Performance Vocal Pop Masculina.

    • Vision Of Love - Mariah Carey

    Uma das músicas mais aclamadas pela crítica da indústria musical da época, devido, é claro, com os vocais inesquecíveis de Mariah. "Vision Of Love" chegou a liderar as principais paradas pelo mundo, como Canadá, Nova Zelândia e Estados Unidos, onde permaneceu por quatro semanas consecutivas no topo.



    Além disso, o single teve um grande reconhecimento tendo destaque em diversas premiações de renome: BMI Pop Music Awards com indicação na categoria "Melhor Compositor"; Grammy Awards, indicado a "Gravação do Ano" e "Canção do Ano", além de ser premiado na categoria "Melhor Performance Vocal Pop Feminina"; Soul Train Music Awards, sendo indicado a "Melhor Canção R&B/Soul do Ano", e premiado a "Melhor Single Feminino de R&B/Soul".

    Em terrritório norte-americano, a canção entrou na Billboard Hot 100 na 73ª colocação ao longo de duas semanas, e logo depois de 2 meses, alcançou o 1º lugar.

    • End Of The Road - Boyz II Men

    Um verdadeiro hit inesquecível do estilo musical R&B, o single estreou conquistando seu primeiro recorde apenas dias depois de seu lançamento, já que permaneceu ao longo de 13 semanas consecutivas na Billboard Hot 100.



    A música foi a número 1 no ano de 1992 na Billboard Year-End Hot 100 Singles, além de ser classificada pela própria revista norte-americana como a sexta de maior sucesso da década de 90 e colocada na 55ª posição na lista "All Time Top 100 Songs".

    Como o esperado, o sucesso internacional foi totalmente merecido! "End Of The Road" alcançou o topo das principais paradas na Austrália, Reino Unido e na cobiçada Hot 100 Eurochart.

    • Wannabe - Spice Girls

    Um dos hits que não tem como se conter e não dançar e cantar! Após a grande divulgação do vídeo original da canção, ela começou a tocar frequentemente nas principais rádios do Reino Unido. Mais tarde, acabou rendendo o grupo uma série de reconhecimentos e prêmios, como as condecorações de Best British-Written Single e Best Singles nos Ivor Novello Awards e Brit Awards do ano de 1997.



    A reação do público mundial não poderia ter sido melhor! Em termos comerciais, o single teve um desemepnho extremamente positivo e vantajoso para tornar o grupo mais relevante na época. No ano de seu lançamento, em 1996, foi considerado o mais vendido em mais de 20 países pelo mundo.

    E é claro que a canção não ficou de fora da cobiçada Billboard Hot 100, sendo o primeiro e único topo em uma parada do grupo, e na UK Singles Chart, onde ficou ao longo de sete semanas consecutivas. Além disso também a música foi reconhecida como mais vendida no mundo por um grupo feminino, na época, comercializando aproximadamente 7 milhões de unidades.

    • Iris - Goo Goo Dolls

    Originalmente gravada e lançada para compor a trilha sonora do filme "City Of Angels" (1998), somente depois foi inserida no sexto álbum de estúdio da banda, intitulado "Dizzy Uo the Girl". E é claro que um hit emblemático como esse alavancou a visibibilidade do grupo.



    O single alcançou o top 3 de países ao redor do mundo todo, como Itália, Reino Unido, Canadá, Austrália, além de ser nº 9 na Billboard Hot 100.

    • My Heart Will Go On - Céline Dion

    Outro single, com um potencial gigantesco descoberto, que foi escrito originalmente para fazer parte da trilha sonora de um filme (Titanic - 1997), mas no final das contas teve um desempenho na indústria musical de se impressionar.



    Um sucesso global como esse consequentemente liderou dezenas de paradas de países, incluindo Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Espanha, etc. As vendas estimadas da canção são em mais de 18 milhões de cópias, sendo o segundo single físico mais vendido de uma artista feminina na época, e um dos singles físicos mais vendidos de todos os tempos!

    Veja também:

    'Strange Game': Mick Jagger lança nova música solo

    David Bowie ganha nova estátua no Madame Tussauds de Londres

    Últimas Notícias

    1. Home
    2. noticias
    3. musicas internacionais dos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.