Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Musk diz que recusou pedido de Kiev para uso de Starlink em ataque a russos

Placeholder - loading - Presidente-executivo da Tesla e SpaceX, Elon Musk, em Paris, França 16/6/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes
Presidente-executivo da Tesla e SpaceX, Elon Musk, em Paris, França 16/6/2023 REUTERS/Gonzalo Fuentes

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - Elon Musk disse que recusou um pedido ucraniano para ativar sua rede de satélites Starlink na cidade portuária de Sebastopol, na Crimeia, no ano passado, para ajudar em um ataque à frota russa no local, dizendo temer cumplicidade em um 'grande' ato de guerra.

O empresário bilionário fez o comentário em sua plataforma de mídia social X, depois que a CNN citou um trecho de uma nova biografia de Musk que diz que ele ordenou que a rede Starlink fosse desligada perto da costa da Crimeia no ano passado para interromper o ataque ucraniano.

Na postagem na rede social X -- anteriormente conhecida como Twitter -- na noite de quinta-feira, Musk disse que não tinha escolha a não ser rejeitar um pedido de emergência da Ucrânia “para ativar o Starlink até Sebastopol”. Ele não informou a data do pedido e o trecho da biografia não a especificou.

“A intenção óbvia era afundar a maior parte da frota russa ancorada”, escreveu Musk. “Se eu tivesse concordado com o pedido deles, a SpaceX seria explicitamente cúmplice de um grande ato de guerra e escalada de conflitos.”

De acordo com a CNN, a nova biografia 'Elon Musk', escrita por Walter Isaacson e que será lançada pela Simon & Schuster na terça-feira, diz que quando drones submarinos ucranianos carregados de explosivos se aproximaram da frota russa no ano passado, eles 'perderam a conectividade e chegaram à costa inofensivamente'.

Segundo o livro, a decisão de Musk, que fez com que as autoridades ucranianas lhe implorassem para ligar novamente os satélites, foi motivada por um medo agudo de que a Rússia respondesse a um ataque ucraniano com armas nucleares.

A CNN disse que, de acordo com a biografia, isso foi fundamentado nas conversas de Musk com altos funcionários russos e em seus temores de que um “mini-Pearl Harbor” acontecesse.

(Reportagem de David Brunnstrom, Jonathan Landay e Phil Stewart)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. musk diz que recusou pedido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.