Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Na ONU, presidente chileno Boric condena perseguição de opositores na Nicarágua

Na ONU, presidente chileno Boric condena perseguição de opositores na Nicarágua

Reuters

20/09/2023

Placeholder - loading - Presidente do Chile, Gabriel Boric 20/09/2023 REUTERS/Eduardo Munoz
Presidente do Chile, Gabriel Boric 20/09/2023 REUTERS/Eduardo Munoz

(Reuters) - O presidente do Chile, Gabriel Boric, condenou nesta quarta-feira na ONU a perseguição de opositores pelo 'regime ditatorial' do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, com quem o líder sul-americano já teve algumas divergências diplomáticas.

Em discurso perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o chileno de esquerda disse que o governo de Ortega e de sua esposa Rosario Murillo também impede seus adversários de participarem das eleições, os destitui de sua nacionalidade, invade suas casas e 'os priva de direitos políticos'.

“Sinto que é meu dever, como já assinalamos em outros fóruns internacionais, denunciar perante esta Assembleia e o mundo a perseguição que todos os que pensam diferentemente do governo do regime ditatorial do senhor Ortega e (Rosario) Murillo na Nicarágua estão vivenciando hoje', disse Boric.

Na semana passada, Boric disse ter instruído seu Ministério de Relações Exteriores a entregar uma nota de protesto ao representante de Manágua em Santiago, em reação às declarações que Ortega fez sobre a polícia chilena, os Carabineros, no marco dos 50 anos do golpe de Estado no país.

O presidente Boric chamou então Ortega de “ditador”.

Boric, de 37 anos de idade, também criticou as sanções econômicas contra Venezuela e Cuba, medidas que, segundo ele, só prejudicam o povo e não seus governos.

(Reportagem de Natalia Ramos)

(Reportagem de Natalia Ramos, editada por Marion Giraldo)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.