Nenhum passo concreto foi tomado sobre adesão da Turquia ao Brics, diz partido de Erdogan
Nenhum passo concreto foi tomado sobre adesão da Turquia ao Brics, diz partido de Erdogan
Reuters
03/09/2024
ISTAMBUL (Reuters) - A Turquia não tomou nenhuma medida concreta para atender ao seu desejo declarado de se juntar ao grupo Brics de economias emergentes, mas 'um processo está em andamento', disse o porta-voz do partido governista do país nesta terça-feira.
O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos.
Moscou e Pequim, especialmente, estão ansiosos para expandir ainda mais o grupo, pois buscam combater o domínio econômico do Ocidente, e seria um grande golpe diplomático se a Turquia, integrante da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e candidata a membro da UE, aderisse.
'Nosso presidente declarou em vários momentos que queremos ser um membro (do Brics)... Nossa solicitação sobre essa questão é clara. Esse processo está em andamento dentro deste parâmetro, mas não há nenhum desdobramento concreto sobre isso', disse Omer Celik, do Partido AK, do presidente Tayyip Erdogan, a repórteres em Ancara.
'Se houver um desdobramento concreto -- uma decisão ou avaliação do Brics sobre a adesão -- nós compartilharemos isso com vocês', disse ele quando perguntado sobre as reportagens da imprensa sobre o assunto.
A Turquia tem sido relativamente discreta em público sobre seus planos.
Perguntado durante uma visita à China em junho se a Turquia poderia se juntar ao Brics, o ministro das Relações Exteriores, Hakan Fidan, disse: 'Gostaríamos, é claro, por que não?', sem dar mais detalhes.
A Rússia recebeu bem os comentários de Fidan e disse que a questão estaria na agenda da próxima cúpula do Brics. Mas o ministro das Finanças turco, Mehmet Simsek, disse posteriormente em Londres que a Turquia não queria se desvincular de seus 'principais' parceiros ocidentais, e seu ministro da Defesa enfatizou no mês passado que Ancara continua comprometida com suas responsabilidades como integrante da Otan.
O interesse de Ancara no Brics e seus laços de amizade com a Rússia, especialmente em energia, turismo, mas também em defesa, despertaram o temor dos Estados Unidos e da Europa de que a Turquia possa estar se afastando de sua orientação geopolítica ocidental tradicional.
(Reportagem de Burcu Karakas e Tuvan Gumrukcu)
Reuters

